Ao vivo

TV Câmara transmite nesta terça o 21º Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa

Com o objetivo de valorizar a cultura popular pessoense, Legislativo Municipal se integra a evento que acontece entre esta terça (13) e quinta-feira (15), no Ponto de Cem Réis

TV Câmara transmite nesta terça o 21º Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa

Ao todo, 31 quadrilhas vão participar do concurso, que será transmitido em TV aberta, pelo canal 52 e pela Net, canal 23 — Foto:Reprodução/assessoria

Assim como aconteceu no Carnaval da Capital, A TV da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar a transmissão, ao vivo, do 21º Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana, que vai acontecer entre esta terça (13) e quinta-feira (15), no Ponto de Cem Réis, Centro da Capital, a partir das 19h. Ao todo, 31 quadrilhas vão participar do concurso, que será transmitido em TV aberta, pelo canal 52 e pela Net, canal 23, numa parceria entre a TV Câmara e a TV Cidade.

Para o presidente da Câmara de João Pessoa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), a transmissão ao vivo do concurso é uma forma de valorizar a cultura popular pessoense e as tradições juninas. “A cultura autêntica, de raiz, é o nosso maior bem e é importante que a gente ajude a preservar, e também divulgar, tradições como o carnaval e os festejos juninos. A TV Câmara cumpre bem esse papel de fomentar a cultura”, avalia Marcos Vinícius.

Para Edson Pessoa, presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa e organizador do evento há 12 anos, a iniciativa da Câmara é muito importante para a cultura da Capital. “É o poder público valorizando a tradição popular, mostrando ao povo o que passa na cidade”, destacou o organizador.

O concurso, que já é considerado tradição na Capital, é realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Liga das Quadrilhas Juninas. Neste ano, o concurso recebeu investimentos na ordem de R$ 350 mil da Funjope, pelo Fundo Municipal da Cultura (FMC), para a produção das coreografias dos grupos.

De acordo com Edson Pessoa, as quadrilhas cresceram quando comparado ao ano passado. “A quantidade de brincantes está muito maior. Quadrilhas que tinham 60, hoje têm 120 brincantes. Os cenários estão mais profissionais. A expectativa para o concurso este ano é muito boa, vai ficar tudo muito bonito”, espera.

Segundo o organizador, o evento mobiliza cerca de 15 mil pessoas trabalhando, entre costureiras que fazem o figurino, coreógrafos e dançarinos, todos voltados para a apresentação que pretende reunir mais de 30 mil pessoas no Ponto de Cem Réis.

Na competição, que tem premiação em dinheiro para os primeiros colocados, as quadrilhas são divididas em dois grupos: A e B a se apresentarem em três dias. Nas apresentações, são avaliados itens como: coreografia, figurinos, repertório musical, conjunto do trabalho e casamento.

Confira a programação completa                  
13/06 – Terça-feira – 19h: Junina Xote e Baião; Junina Lageiro; Junina Raio de Luar; Junina Viana; Junina Fogueirinha; Junina Fazenda Lampião; Junina Fulô do Cerrado; Junina Paraíba; e Junina Sanfona Branca.

14/06 – Quarta-feira – 19h: Junina Linda Flor do Sertão; Junina Flor de Lírio; Junina Raiz Nordestina; Junina Pó de Serra; Junina Maria Cangaceira; Junina Botijinha; Junina Explode Coração; Junina Só Risos; Junina Mangue Seco; e Junina Sucupira.

15/06 – Quinta-feira – 19h: Junina Flor do Mandacaru; Junina Riacho Fundo; Junina João de Barro; Junina Nação Matuta; Junina Nascer do Sol; Junina Zé Monteiro; Junina Tiko Show; Junina Sacode Poeira; Junina Xiado do Xinelo; Junina Bem-te-vi; e Junina Cangaceiro do Sertão.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Prefeitura de Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de R$ 700 mil em shows

2

Cotidiano

Noiva cai na piscina e morre após infartar durante festa do próprio casamento

3

Cotidiano

Prazo de entrega da ‘Ponte das Três Ruas’ pode ser alterado devido as chuvas, explica diretor do DER

4

Cotidiano

25 pessoas morreram vítimas de choque elétrico na Paraíba em 2023; veja dicas para evitar acidentes

5

Cotidiano

“Muito longe de ser uma liberdade”, explica promotor Octávio Paulo Neto sobre parecer para prisão domiciliar de Padre Egídio