aprenda

Padre cozinheiro ensina receita portuguesa de bacalhau para Páscoa

O padre Carlos Augusto é pároco há seis anos da igreja Santa Maria Goretti, no bairro do Guamá, em Belém. Ele […]

O padre Carlos Augusto é pároco há seis anos da igreja Santa Maria Goretti, no bairro do Guamá, em Belém. Ele desenvolve trabalhos com a comunidade e com a pastoral do turismo, porém, segundo seus amigos de Cúria, o religioso é famoso por trocar o altar pelo fogão: o padre adora cozinhar e faz receitas que, segundo seus colegas de ofício, são de comer rezando.

Padre diz que vinho verde pode dar um sabor especial na receita (Foto: Natália Mello / G1)Padre diz que vinho verde pode dar um sabor
especial na receita (Foto: Natália Mello / G1)

“Gosto de cozinhar e também de comer. É tão bom quanto cozinhar”, cita o padre, que é filho de portugueses que migraram para o Brasil em 1969. “Meu pai era cozinheiro do exército português. Ele cozinhava para quem servia na época da guerra na Angola. Na minha casa todo mundo sabe cozinhar”, revela.

Segundo Carlos Augusto, os rituais da mesa resgatam a tradição lusitana. “Cozinhar, comer, me remete muito à minha realidade familiar. Português é de acolher alguém com comida. Eu gosto de estar na cozinha, fazer a comida e ver as pessoas comendo”, destaca.

Em homenagem ao feriado da páscoa, o padre ensinou para o G1 uma receita de bacalhau a Gomes de Sá. “É uma receita tradicional portuguesa fácil de ser feita e gostosa. Aprendi com meus pais. Quando minha mãe fazia bacalhau no decorrer do ano era assim. É mais prático. A bacalhoada ficava mais para as épocas festivas quando a maior parte da família se reúne, como o natal”, relembra.

Segundo o padre-chef, o bacalhau não necessita de acompanhamentos. “Em casa a gente come apenas ele, porque tem o peixe, o carboidrato, que é a batata, a cebola, mas pode comer arroz, com salada de legumes cozidos, com salada de grão de bico”, sugere.

Apesar da simplicidade, a receita tem um ingrediente secreto opcional: o vinho verde branco, original da província portuguesa de Trás-os-Montes. “Meus pais são nascidos em Freguesias de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, uma região montanhosa que fica no Norte de Portugal”, conclui.

Aprenda a fazer o bacalhau do padre Carlos Augusto:

Bacalhau Gomes de Sá

Ingredientes:
– 500 gramas de bacalhau
– 1 quilo de batata
– 500 gramas de cebola
– 1 vidro pequeno de azeitona
– 1 maço de salsa
–  500 ml de azeite extra virgem

 

Ingredientes do bacalhau do padre (Foto: Natália Mello / G1)

 

Corte o filé do bacalhau em lascas e dessalgue em água fria, trocando a água de 4h em 4h durante um dia inteiro. Fazer esse procedimento um dia antes é ideal. 

 

 

Tire o talo da salsinha e corta bem picadinha. Descasque a batata e a cebola e corte em rodelas.

 

 

Espalhe as batatas no fundo de uma assadeira. Coloque uma camada de batata, uma de bacalhau, uma de cebola. Repita o processo, colocando uma camada de cada um dos ingredientes.

 

 

Depois, acrescente azeitonas e a salsa picada para decorar, e regue com bastante azeite.

 

 

Coloque o pirex coberto com papel laminado no forno pré-aquecido em temperatura média. Retire do forno quando as cebolas que cobrem o prato estiverem douradas

 

 

Decore com ovos cozidos e o prato está pronto.

 

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Culinária

1

Culinária

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

2

Culinária

10 receitas de peixada para provar prato tipicamente brasileiro

3

Culinária

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

4

Culinária

Reutilizar óleo de cozinha pode prejudicar saúde do cérebro

5

Culinária

Prefeitura de Cachoeira dos Índios torra quase R$ 300 mil com shows para ‘festa da cavalgada’