Nesta segunda

Ala Ursas encerram desfiles do Carnaval Tradição em João Pessoa

Ao passar pela Duarte da Silveira, além do colorido, da dança e do som da bateria, as Ala Ursas chamaram a atenção do público para a valorização da cultura popular.

Ala Ursas encerram desfiles do Carnaval Tradição em João Pessoa

A batucada dos 14 grupos e de outras sete agremiações convidadas agitou a Avenida Duarte da Silveira — Foto:Reprodução

As Ala Ursas encerraram a última noite do Carnaval Tradição 2018 de João Pessoa. A batucada dos 14 grupos e de outras sete agremiações convidadas agitou a Avenida Duarte da SilveiraA batucada dos 14 grupos e de outras sete agremiações convidadas agitou a Avenida Duarte da Silveira, no Centro, nesta segunda-feira (12). Os três primeiros lugares dessa categoria, além dos campeões das tribos indígenas, clubes de orquestra e escolas de samba que participaram do Carnaval Tradição serão conhecidos ainda na manhã desta terça-feira (13). O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Ao passar pela Duarte da Silveira, além do colorido, da dança e do som da bateria, as Ala Ursas chamaram a atenção do público para a valorização da cultura popular. Ainda tiveram mensagens pela paz, respeito ao próximo e homenagens à cidade de João Pessoa, eleita ‘Cidade Criativa’ pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Entre os grupos que fizeram a festa de adultos e crianças estava o Urso Canibal, do bairro do Cristo, que há 16 anos participa do Carnaval Tradição. Com 78 componentes na avenida, a ala ursa levou ao público a cultura das antigas carroças mambembes, que eram grupos de atores e artistas circenses que apresentavam seus espetáculos de maneira itinerante. “Esperamos uma boa colocação, nos esforçamos bastante para animar o público com nossa arte”, disse um dos responsáveis pelo grupo, Alexsandro Farias.

E a dedicação dos grupos, que geralmente começa pelo menos seis meses antes do Carnaval, pode ser vista nas fantasias, coreografias bem ensaiadas, batuques afinados e participantes focados, como o pequeno Lenilson Nascimento, de 10 anos, que há dois desfila vestido de urso. “Estou muito animado. Foi muito ensaio e espero que a gente ganhe”, disse o garoto que faz parte do grupo Urso Canibal.

O público, como sempre, não deixou de torcer pelos favoritos. Seja com gritos de guerra e até com camisetas padronizadas, a euforia ao ver as ala ursas tomou conta das arquibancadas. “Sempre venho prestigiar o Carnaval daqui e acho os ursos muito divertidos. Cada um traz uma mensagem diferente. É muito bom”, comentou a dona de casa Rosário Silva.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

2

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

3

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna

4

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

5

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer