14ª RuralTur

Areia sediará feira nacional de Turismo Rural

RuralTur é um evento itinerante promovido pelo Sebrae e objetiva alavancar o turismo rural e gerar renda para a produção associada ao turismo

Areia sediará feira nacional de Turismo Rural

Será realizado de 28 a 30 de novembro, na cidade de Areia, Brejo paraibano, a 14ª RuralTur - Feira de Turismo Rural. — Foto:Reprodução

Será realizado de 28 a 30 de novembro, na cidade de Areia, Brejo paraibano, a 14ª RuralTur – Feira de Turismo Rural. O evento traz como tema “Crescimento do Turismo Rural no Brasil, com Diversidade de Experiências e Sustentabilidade das Regiões”. O objetivo é promover a competitividade dos pequenos negócios de turismo rural, fomentando o empreendedorismo com sustentabilidade, inovação e criatividade.

O turismo rural tem crescido no Brasil e tem se tornado dos mais procurados pelo fato do Brasil apresentar cerca de 56,5% dos 207.660.929 habitantes vivendo em 5,6% dos municípios com mais de 100 mil habitantes, segundo o IBGE. Para a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Medeiros Amorim, “Dos 5.565 municípios brasileiros, 60,4% é rural. Cerca de 44% dos brasileiros que vive na zona rural têm renda proveniente de atividades não agrícolas. O meio rural compreende todo o espaço que não é urbano. Ele está ligado a práticas agrícolas e não agrícolas, que são as atividades ligadas ao turismo”, detalhou.

Com crescimento anual de aproximadamente 6%, o turismo rural é uma das tendências da economia nacional, em que o turista não mais deseja ser apenas um expectador da viagem, mas também o protagonista, vivenciando a cultura e a experiência dos destinos visitados. De acordo com o Instituto de Pesquisa do Turismo Rural (Idestur), é crescente tanto o número de turistas deste setor, quanto o de empreendimentos e produtos ofertados, em todas as regiões brasileiras.

“A Feira é uma vitrine para projetar no mercado regional e nacional esse segmento que contribui para a interiorização do turismo, gera renda através da produção associada ao turismo, além de divulgar as empresas e os roteiros turísticos de diversas localidades”, ressaltou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, ao destacar que uma das novidades desta edição é a promoção do Seminário de Turismo Rural do Brasil.

Durante a RuralTur estarão reunidos meios de hospedagens, agências de viagens, restaurantes, empresas dos trades turísticos da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Sergipe, os quais divulgarão e comercializarão seus produtos e serviços. A programação da Feira também inclui apresentações culturais, visitas técnicas, palestras, exibição de destinos turísticos, rodada de negócios de artesanato, exposição de produtos agrícolas, dentre outras atividades.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

2

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril

3

Cultura

Dona Inês realiza festa literária e homenageia a escritora Maria Valéria Rezende

4

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

5

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças