Funesc Entrevista

Cantor e compositor Wister e cineasta Edson Lemos participam da programação online da Funesc

O bate-papo, comandado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, será feito em formato de live, no perfil da Funesc no Instagram, nesta sexta-feira (17), às 19h.

Cantor e compositor Wister e cineasta Edson Lemos participam da programação online da Funesc

Wister participa da programação da Funesc nesta sexta-feira — Foto:Reprodução

O cantor e compositor Wister e o cineasta Edson Lemos são os convidados desta semana do projeto  ‘Funesc Entrevista’. O bate-papo, comandado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, será feito em formato de live, no perfil da Funesc no Instagram, nesta sexta-feira (17), às 19h.

Cada um vai falar sobre a trajetória profissional, projetos e como estão lidando com esse período de isolamento domiciliar.

O paraibano Edson Lemos Akatoy é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil, 2017) e mestrando em Cinema Interdisciplinar na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Durante a graduação, realizou quatro curtas-metragens e o longa-metragem ‘Estrangeiro’, produzido inteiramente com financiamento coletivo. Realizou também o curta distópico “E Agora, Você” em residência artística em Bruxelas, na Bélgica, em 2019. 

‘Horizonte Salinas’ (2014) é um documentário sobre os reflexos do abandono dos agentes públicos em uma comunidade da periferia de João Pessoa através do olhar de educadores de uma escola estadual de ensino fundamental. 

‘O Cão’ (2015) é um híbrido experimental realizado em parceria com o cineasta Uégillys Keyllor e que propõe um novo olhar sobre a cidade e ambientes urbanos através de devaneios de dois estudantes de cinema.

‘Quero Fazer um Filme para Inscrever em Festival’ (2015) é um experimental que explora o uso das legendas como ferramenta narrativa, mais uma vez através de devaneios de um estudante de cinema.

‘Esquadros’ (2017) é um filme-ensaio que também explora ambientes urbanos e sociais através dos espaços delimitados do interior de um condomínio de classe média.

‘E Agora, Você’ (2020), realizado na residência artística Cine Luso, apresenta um jovem sobrevivente após um apocalipse aniquilar os recursos naturais do planeta.

Além de realizador, Edson acumula experiências como montador e colorista, como no curta documentário “Dias de Ira” (2016), de Wagner Ramos – sobre as manifestações pelo impeachment da presidente do Brasil, Dilma Rouseff, nos longas “Selva” (2018), de Manoel Fernandes e “Aponta Pra Fé (2020), de Kalyne Almeida, no curta “Batom Vermelho Sangue” (2020), de R. B. Lima, e no videoclipe da banda Glue Trip, “Lucid Dreams” (2018), de Larissa Silvani.

O outro convidado é o músico Wister. Formado em Comunicação Social pela UFPB, Wister atua profissionalmente como cantor e compositor desde 2007. Nesses 13 anos de trajetória lançou os álbuns ‘Novos Rabiscos’ (2007), ‘Eu Daqu’i (2015) e ‘c)asa’ (2018), além dos singles ‘Onde Esteja’ e ‘Coração Solar’ (2020). Em 2018 a canção título do álbum ‘c)asa’ ficou entre as 50 melhores músicas brasileiras daquele ano, segundo a Red Bull Brasil. O disco também figurou entre os 10 melhores de 2018 segundo a revista Bula. 

Em 2020, foi um dos selecionados do Edital Meu Espaço – Compartilhando Cultura, participando da programação virtual desenvolvida pela Funesc no período de maio a junho. O projeto apresentado, “Minha sala/sua canção” é uma pequena coleção de três canções autorais. A produção foi feita com objetivo de aproximar os seguidores e fãs do artista a sua obra, criando uma dinâmica de interação simples e íntima com gravação feita na sala de casa.

Os fãs ainda puderam participar da gravação enviando trechos cantados das canções escolhidas. Os trechos serão editados e incorporados a gravação das canções conhecidas. “

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações