João Pessoa

Casa da Pólvora apresenta programação cultural ‘Novembro Negro’ neste domingo

Na ocasião, vão se apresentar grupos como Batucada Águia de Ouro, grupo Cultural Afro Oba Dodé, Nação Maracayba e Escurinho e Banda.

Casa da Pólvora apresenta programação cultural ‘Novembro Negro’ neste domingo

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a PMJP preparou uma programação cultural em alusão a data. O evento, organizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), contará com apresentações musicais no Parque Cultural Casa da Pólvora, no Centro Histórico, neste domingo (18), a partir das 17h. O evento é gratuito.

Na ocasião, vão se apresentar grupos como Batucada Águia de Ouro, grupo Cultural Afro Oba Dodé, Nação Maracayba e Escurinho e Banda. O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto de Lei 10.639 em 9 de janeiro de 2003,  data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, no ano de 1695.

O coordenador municipal de Promoção e Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Roberto Maia, fala sobre a importância do dia 20 de novembro, ou Novembro Negro. “É importante porque existe um genocídio muito grande da população negra no nosso Estado. A gente precisa reafirmar os direitos da população negra, reafirmar as políticas públicas que já tem, seja por meio de cotas, seja por meio da inclusão social”, considera Maia.

Com relação aos grupos e as oficinas, ele diz que são necessárias. “Porque é importante que tenha uma sociedade que respeite e lute pela diminuição do racismo, tanto institucional, pessoal e familiar, que ainda tem muito neste país”, considera Roberto Maia, que chama a atenção também para a intolerância religiosa.

Segundo ele, algumas comunidades religiosas, a exemplo da religião de matriz africana, não são respeitadas nas suas próprias comunidades. “O momento é de reafirmar a luta por direitos da população negra, seja a nível municipal, estadual e federal”, complementa.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações