Entrada Gratuita

Chega a JP espetáculo “Bendita Dica” que fará única apresentação no Teatro de Arena no Espaço Cultural

Em Bendita Dica, a narrativa vai desde sua fama nos sertões atraindo cada vez mais seguidores, passa pela perseguição por parte das autoridades insatisfeitas com suas atitudes revolucionárias.

Chega a JP espetáculo "Bendita Dica" que fará única apresentação no Teatro de Arena no Espaço Cultural

O amplo repertório é inspirado em diversos aspectos da cultura popular, e aborda questões sobre os processos de exclusão, dando voz às minorias e aos oprimidos. — Foto:Reprodução/assessoria

Neste domingo, dia 24 de março, o grupo de teatro brasiliense Cia Burlesca apresentará o espetáculo Bendita Dica às 17h no Teatro de Arena do Espaço Cultural gratuitamente. A Cia aproveitou a vinda ao estado paraibano para fazer uma pesquisa sobre a vida de Margarida Alves em Alagoa Grande, que será o tema de seu novo espetáculo.

Santa Dica é o mote do premiado espetáculo Bendita Dica, voltado para todos os públicos. Atores, música e bonecos estão em cena para contar a história de Benedita Cipriano Gomes, a Santa Dica, poderosa líder comunitária que criou em Lagolândia, na região de Pirenópolis-GO, entre os anos 20 e 30, uma grande comunidade que dividia a terra por igual e construiu um cotidiano baseado nos princípios de igualdade, solidariedade e produção coletiva.

Em Bendita Dica, a narrativa vai desde sua fama nos sertões atraindo cada vez mais seguidores, passa pela perseguição por parte das autoridades insatisfeitas com suas atitudes revolucionárias, evoca seu dom em conversar com anjos, e o episódio conhecido como O Dia do Fogo. Com direção de Mafá Nigueira e atuação de Julie Wetzel, Lyvian Sena e Pedro Caroca.

O espetáculo discute por meio da história de Santa Dica dois pontos cruciais de nossa sociedade: a questão da posse da terra e do poder. Tratar do direito a posse da terra é hoje fundamental, num momento em que se trava uma guerra no campo, guerra essa que a mídia a serviço do latifúndio insiste em esconder.

A dramaturgia foi construída coletivamente, a partir de pesquisa bibliográfica, filmográfica, e também de relatos de moradores de Lagolândia-GO ouvidos pelo elenco. Os atores além de interpretar os personagens na história, manipulam bonecos tanto com Bunrako (técnica japonesa), como mamulengo (fantoche nordestino).

Desde sua estreia em 2016, o espetáculo já realizou mais de 100 apresentações no DF, GO, SP e RS, em festivais e eventos como o II Seminário Internacional Teatro e Sociedade; a 4a Conferência Nacional de Política paras Mulheres; 5º Festibra (Festival de Teatro para Infância de Brasília); o Festival dos IPÊS 2017; a Mostra Candanga de Teatro de Bonecos 2017; o 4º EVOÉTA (Festival do Dia internacional do Teatro e Circo); e o 6º FESTINECO (Festival de Teatro de Bonecos do Gama). Recentemente ganhou o Prêmio Sesc do Teatro Candango 2018 na Categoria Melhor Espetáculo Infantil.

Sobre a Cia Burlesca – O grupo realiza espetáculos teatrais e contações de histórias com estética cômica e satírica, suscitando reflexões sobre comportamentos caricatos da sociedade, sob a ótica do Teatro Político de Bertolt Brecht e do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. O diferencial do grupo é a pesquisa apurada na narrativa, na dialética e na musicalidade, aprimorando sempre o trabalho do ator que resulta em espetáculos atentos à sensibilidade e às várias inteligências do público. 

O amplo repertório é inspirado em diversos aspectos da cultura popular, e aborda questões sobre os processos de exclusão, dando voz às minorias e aos oprimidos.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

2

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

3

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril

4

Cultura

Dona Inês realiza festa literária e homenageia a escritora Maria Valéria Rezende

5

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa