Apresentação

Crianças de João Pessoa se apresentam em concerto no Theatro Municipal de São Paulo

As crianças executaram a música Asa Branca, clássico da cultura nordestina, sob a regência do maestro João Carlos Martins.

Crianças de João Pessoa se apresentam em concerto no Theatro Municipal de São Paulo

As crianças se apresentaram no Theatro Municipal de São Paulo — Foto:Reprodução

As crianças do projeto Ação Social pela Música da Prefeitura de João Pessoa se apresentaram neste domingo (8), no concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, regida pelo maestro João Carlos Martins, no Theatro Municipal de São Paulo.

As crianças executaram a música Asa Branca, clássico da cultura nordestina, sob a regência do maestro João Carlos Martins. Além de Asa Branca, executaram Games of Thrones, de Ramin Djawadi; The Avengers, de Alan Silvestri; No Reino da Pedra Verde, de Clóvis Pereira, e Desafio, de Capiba, regidos pelos maestros Hector Rossi e Samuel Galvez, responsáveis pelos polos do projeto nos bairros de Alto do Mateus e Mangabeira. Os instrumentos utilizados foram violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

O Theatro Municipal ficou lotado para o concerto e as crianças do projeto foram bastante aplaudidas ao final de cada peça executada e ao fim apresentação.

O maestro João Carlos Martins fez questão de elogiar as crianças e ao projeto Ação Social pela Música em diversas oportunidades do concerto. 

“João Pessoa está dando um exemplo para São Paulo e para o Brasil. Fico emocionado de ver essas crianças dando este exemplo magnífico”, disse o renomado maestro. Ele fez questão de ressaltar que o momento também era histórico para o Theatro Municipal de São Paulo, que, pela primeira vez, estava recebendo uma orquestra jovem da Paraíba.

O convite para que as crianças se apresentassem no concerto do Theatro Municipal foi feito diretamente pelo maestro João Carlos Martins, que, no ano passado teve a oportunidade de conhecer o projeto quando de sua participação no Festival Internacional da Música Clássica.

O prefeito Luciano Cartaxo, acompanhado pela primeira-dama do município, Maísa Cartaxo, e pelo presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, e a secretária de Educação, professora Edilma Costa Freire assistiram a apresentação das crianças.

Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola.

O projeto funciona em João Pessoa desde 2015 e atende atualmente cerca de 300 crianças nas quatro unidades da Capital. Além das aulas práticas e teóricas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, os alunos têm aulas de reforço escolar (Português e Matemática).

Na Unidade 1 (Alto do Mateus) e na Unidade 2 (Mangabeira) os alunos aprendem a tocar instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Já na Unidade 3 (Gervásio Maia), estudam flauta doce, e na unidade 4 (Bairro dos Novais), estudam metais (trompete, trombone, tuba e trompa).

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

2

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna

3

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

4

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

5

Cultura

Prefeitura de Campina Grande retoma obras do antigo Cine Capitólio; saiba o que será no local