Encenação

Espetáculo da Paixão de Cristo é realizado pela Prefeitura e estreia acontece nesta quinta-feira em João Pessoa

Atores, diretores, figurinista e todo o elenco estão focados na estreia, que acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 19h30, no Adro da Igreja de São Francisco, Centro de João Pessoa.

Espetáculo da Paixão de Cristo é realizado pela Prefeitura e estreia acontece nesta quinta-feira em João Pessoa

O evento marca o reencontro dos artistas com o público, oito anos depois da última apresentação. — Foto:Reprodução

A Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope), está na reta final dos preparativos para o espetáculo ‘O Drama da Vida e Morte de Jesus Cristo’. Atores, diretores, figurinista e todo o elenco estão focados na estreia, que acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 19h30, no Adro da Igreja de São Francisco, Centro de João Pessoa.

O evento marca o reencontro dos artistas com o público, oito anos depois da última apresentação. 

A atriz Zezita Matos faz parte do elenco. “Estou muito satisfeita de ter sido convidada para fazer esse espetáculo promovido pela Funjope, narrando à história junto com o ator Paulo Vieira, enquanto as cenas vão acontecendo”, declarou.
 
Ela lembrou do período em que os atores ficaram afastados dos palcos em razão da pandemia e disse que esta é uma volta com paixão. “Para mim é uma alegria muito grande rever os amigos e fazer teatro, que é o que eu gosto. Trouxe um retorno à convivência, aos ensaios e isso é muito bom”.
 
Zezita ressaltou que essa é uma história que vem de geração em geração e, apesar do tempo, é sempre aplaudida. Entre as cenas de destaque, ela relata o trecho em que diz: ‘O mundo está envolto numa névoa, ignorância, fome, morte’, e compara à pandemia, quando muitos perderam a vida antes do acesso à vacina.
 
“Como eu acredito no teatro como canal de dizer o que estamos sentindo, esse momento foi muito oportuno. Reitero meus agradecimentos pelo convite e tenho certeza de que será um grande espetáculo, muito envolvente pelo figurino, as músicas e o ballet que vai dar uma vida”. A atriz concluiu deixando um recado para o público: “Nós estamos fazendo para vocês. Venham assistir”.
 
“Com orientação do prefeito Cícero Lucena, estamos criando condições de valorização dos nossos artistas e da nossa cultura. Todos passamos por momentos de grande dificuldade com a pandemia e agora começa uma restauração de nossas atividades. A Paixão de Cristo, que estamos montando, se insere nesse contexto”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
 
Ele afirmou que tem acompanhado os ensaios, o trabalho dos diretores Everaldo Vasconcelos e Edilson Alves e de todo o grupo, formado por mais de 60 artistas e profissionais da cultura e do teatro. “Está valoroso o espetáculo. Eu vi a dimensão criativa que temos no teatro de João Pessoa e da Paraíba, que temos que valorizar”.
 
Marcus Alves lembrou que o espetáculo conta com a participação da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa e das crianças que fazem parte da Companhia Municipal de Dança Infantil.
 
Edilson Alves, que divide o comando do espetáculo com o diretor teatral Everaldo Vasconcelos, relatou que a equipe está concluindo alguns figurinos e adereços. O áudio está em fase de acabamento e acontecem também ensaios no estúdio de maquiagem. “Segunda, terça e quarta faremos ensaios à noite, na igreja. Na quarta, haverá um ensaio geral com palco, luz, som e projeção, para, na quinta, estrear”, declarou.
 
Expectativas – Ingrid Trigueiro, atriz que participou do premiado filme Bacurau, disse que a expectativa é grande para o retorno e que é importante esse encontro dos artistas depois de tanto tempo. “Foi uma proposta interessante dos diretores de reunir essa turma maravilhosa. Fiquei muito feliz com o convite, de poder fazer essa participação”, comentou.
 
A atriz, que vai interpretar a personagem Prócula, esposa de Pilatos, tem também uma participação na Via-Crúcis. “É uma alegria estar com tanta gente boa e querida, contando essa história tão importante. O processo tem sido excelente, interessante, todo mundo com vontade de fazer, dando o seu melhor. Em tão pouco tempo, construímos um grande espetáculo”, analisou.
 
Ela acrescentou que os ensaios estão produtivos, já com figurino e fazendo os últimos ajustes. “Vamos fazer uma Paixão de Cristo tradicional, com muito amor e carinho. Os artistas estão envolvidos, todos muito felizes em ter esse encontro mais uma vez. Vai ser um espetáculo muito bonito”, emendou.
 
O ator Nelson Alexandre, que interpreta Pilatos e está também na assistência de figurino, disse que a equipe só tem a agradecer. “O poder público voltou a olhar para a cultura da cidade, dando oportunidade para que o evento retorne com uma grande equipe para realizar em conjunto a Paixão de Cristo”. Para o ator, todo o processo está sendo prazeroso e ele entende que este será um evento de grande porte, que vai abrir caminhos.
 
Nelson Alexandre afirmou que este é o alicerce para o novo normal em nível de Paixão de Cristo e de produções teatrais dentro do Estado. “É uma energia muito linda. Todos nós estamos de mãos dadas, ajudando no que for preciso. Muita cumplicidade em prol de um grande espetáculo que é a Paixão de Cristo”, completou.
 
Espetáculo – ‘O Drama da Vida e Morte de Jesus Cristo’ faz uma homenagem aos artistas Roberto Cartaxo e Eliezer Rolim, ambos em memória. O texto principal é de Everaldo Vasconcelos e a peça conta com textos adicionais de Eliezer Rolim e Tarcísio Pereira. A assistência de direção é de José Maciel.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações