Programação

Festa literária no Conde acontece neste fim de semana com atrações culturais e literárias

A FLIT Conde promove encontro com a Literatura e a música, o cinema e a cultura popular, a economia criativa e a gastronomia.

Festa literária no Conde acontece neste fim de semana com atrações culturais e literárias

O evento também conta com a participação do poeta paraibano Sergio de Castro Pinto e da escritora Maria Valéria Rezende — Foto:Reprodução

O Ocupa FLIT (Festa do Livro Internacional da Paraíba) acontece no próximo sábado (1º) na cidade do Conde, Litoral Sul da Paraíba. O evento acontece a partir das 16h e contará com uma série de atividades culturais e literárias.

A FLIT Conde promove encontro com a Literatura e a música, o cinema e a cultura popular, a economia criativa e a gastronomia, que se aliam a conversações, performances, oficinas, contação de história, lançamentos, shows e feiras de livro e artesanato.

Com direção geral assinada por Anastácia e Juca Pontes, o evento conta uma programação intensa, abrangendo todas as áreas da literatura regional, nacional e internacional. Da poesia ao romance, do haicai à literatura de cordel, o público poderá vivenciar todas essas linguagens literárias através de contração de histórias, roda de leitura, bate papo com autores, biblioteca móvel, entre tantas outras atrações.

Atração principal da Ocupa FLIT, o angolano Abreu Paxe tem um vasto currículo acadêmico na área das Letras. Poeta membro da União dos Escritores Angolanos, ele é autor dos livros ”A Chave no Repouso da Porta” (2003) e “O Vento Fede de Luz” (2007). Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Ensino de Literatura e nas áreas de Comunicação e Semiótica com ênfase em processos de criação na comunicação e na cultura.

Além da presença internacional do angolano, o evento também conta com a participação do poeta paraibano Sergio de Castro Pinto e da escritora Maria Valéria Rezende, que na ocasião irá lançar o livro “Ninho de haicais”. Os dois autores irão participar de um bate papo com o Abreu Praxe, numa conversa interativa a cerca do tema “As vozes da memória mundo”.

Além de toda a programação literária, a Ocupa FLIT ainda irá contar com exposição artística, apresentação dos grupo folclórico do SESC, com xaxado, coco de roda, dança de salão, trio de forró, cinema, música e muita cultura.

Com a participação de livreiros, editores, leitores, jornalistas, artistas e diversos escritores da Paraíba, do Brasil e do mundo, a FLIT Conde tem por alvo primordial promover a leitura e fortalecer a economia criativa na região.

O evento é o primeiro passo para a implementação de um projeto que vai culminar com a realização de uma feira de livros de abrangência internacional em setembro de 2019. A idealizadora da FLIT Conde é Anastácia Alencar. Durante o lançamento do projeto, nas dependências de um dos restaurantes regionais do Conde, Anastácia Alencar explicou que o projeto é amplo, foi concebido para estimular o interesse pela Literatura, a leitura de livros pelos jovens. Dentro desse contexto, busca-se aprimorar as demais formas de expressões da linguagem e comunicação por parte dos moradores do Conde. Ela disse que a escolha pela cidade litorânea do Conde tem uma razão: “Queremos criar um hábito de leitura e gerar mais conhecimento junto aos jovens. E agregar valor ao local onde eles vivem, já que a oralidade é  muito forte nas comunidades e nos quilombos existentes nesta região. A primeira atividade do projeto acontece neste sábado”.

Sítio Tambaba – A programação do Ocupa FLIT deste sábado é extensa. Tem início às 16h com a presença do jornalista Fernando Moura, que será o responsável pela Difusora que vai funcionar durante todo o evento. O público terá ainda um estande da Livraria do Luiz com obras de autores paraibanos e livretos de Cordel. O grupo folclórico do Sesc tem presença confirmada com a apresentação de xaxado, coco de roda, dança de salão e forró.

Anastácia Alencar avisa que o público vai poder acompanhar um bate papo com o poeta angolano Abreu Paxe, autor de “As vozes da Memória Mundo”, que será mediado por Maria Valéria Rezende e Sérgio de Castro Pinto. “A presença de Abreu Paxe é muito importante. Ele vai conhecer o sítio Tambaba, a cidade como um todo e essas experiências poderão ser descritas ou relatadas por ele em seus trabalhos futuros”, disse.

A programação do Ocupa FLIT Conde prossegue até as 21h com lançamento de livros, performance musical e uma sessão de autógrafos com a escritora Maria Valéria Rezende, além de uma sessão de Cinema com a exibição de um curta-metragem. O encerramento vai reunir grupos de capoeira e forró.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

2

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

3

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril

4

Cultura

Dona Inês realiza festa literária e homenageia a escritora Maria Valéria Rezende

5

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa