Carnaval 2017

Foliões ocupam ruas do Rio em quase 50 blocos neste domingo

Vestida com flores penduradas na saia, na blusa e nos cabelos, a cientista social Daniela Souza disse que estava fantasiada de jardim de Claude Monet.

Foliões ocupam ruas do Rio em quase 50 blocos neste domingo

Cordão do Boitatá anima os foliões no pré-carnaval carioca. — Foto:Divulgação

O calor forte e o sol não desanimaram os milhares de foliões que ocuparam as ruas do centro do Rio, na manhã deste sábado. Logo cedo, às 8 horas, o Cordão do Boitatá estava repleto de fantasias irreverentes e muita animação. Vestida com flores penduradas na saia, na blusa e nos cabelos, a cientista social Daniela Souza disse que estava fantasiada de jardim de Claude Monet. O marido, João Gonçalves, usava barbas longas, chapéu de palha e sobretudo, imitando o pintor francês.

“Adoramos Monet e resolvemos tentar uma homenagem. Nos fantasiamos todos os anos e nunca perdemos o Boitatá. Já virou uma tradição, aqui revemos amigos, relembramos carnavais passados e, claro, dançamos e cantamos muito”, afirmou.

O bloco Fogo e Paixão, que toca músicas consideradas bregas e melosas ao som de samba, também lotou o Largo de São Francisco com foliões. Caminhões-pipa refrescaram os foliões.

O Bloco da Preta fez homenagem aos 100 anos ao apresentador Chacrinha. Vestida de chacrete, a cantora Preta Gil arrastou centenas de milhares de pessoas pela Rua 1º de Março. Torres de observação foram montadas para a Polícia Militar acompanhar o bloco.

Na zona sul, o bloco Gigantes da Lira atraiu também o público infantil, na praça General Glicério, em Laranjeiras. Cerca de 50 blocos oficiais estão previstos somente para o dia de hoje.

Rio de Janeiro – Bloco Gigantes da Lira faz a festa para milhares de foliões no pré-carnaval carioca, em cortejo pelo bairro de Laranjeiras, na zona sul da capital fluminense (Tomaz Silva/Agência Brasil)

O bloco Timoneiros da Viola, que tem Paulinho da Viola como padrinho, volta a arrastar foliões pelas ruas de Oswaldo Cruz a partir das 13h, homenageando o compositor e instrumentista Heitor dos Prazeres (1898-1966), um dos  ícones da história do samba.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) informou que 15 reboques estarão nas áreas de blocos com maior concentração de público para evitar estacionamento irregular.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações