Em Recife

Juliana Alves expõe universo feminino no Centro Cultural Correios

Em suas obras essa temática aparece a partir de diversos materiais utilizados e técnicas variadas como óleo sobre tela, acrílica, aquarela e esculturas em gesso e vidro.

Juliana Alves expõe universo feminino no Centro Cultural Correios

Em seus trabalhos mais recentes, essa busca pela transparência se amplia com suas instalações nas quais o rasgar dos véus transparentes e as referências dos femininos — Foto:Reprodução

Os jogos e ambiguidades das transparências ganham força nesta quinta-feira (8) no Centro Cultural Correios, em Recife (PE) quando a artista plástica Juliana Alves abrir, às 19h, sua nova exposição: “TranspareSSer”. 

Mestranda em artes visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco (UFPB/UFPE) Juliana Alves trata do universo feminino, seus dilemas e identidades culturais. 

Em suas obras essa temática aparece a partir de diversos materiais utilizados e técnicas variadas como óleo sobre tela, acrílica, aquarela e esculturas em gesso e vidro.

A curadora da exposição é a arquiteta e urbanista Sônia Marques. Ela afirma que a “TranspareSSer” implica num jogo de equilíbrio entre o esconder e o revelar. “Fusão de transparecer e ser é adoção por difícil escolha de um modus vivendi que assume a ambiguidade”, completa Sônia Marques, doutora em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris.

Durante a vernissage de “TranspareSSer”, acontecerá uma intervenção literária realizada pelo grupo pernambucano Mulheres de Sete Saias, segundo informou Juliana Alves.  Formada em artes visuais pela UFPB, Juliana Alves, artista pernambucana natural de Pesqueira, tem pesquisado a transparência desde o início de sua formação. Em 2014 criou uma campanha para pessoas doarem frascos de perfumes para compor suas obras. A partir de cada frasco doado a artista reconfigurava a identidade do doador, combinando elementos distintos com esculturas de gesso, telas em tecidos transparentes.

Em seus trabalhos mais recentes, essa busca pela transparência se amplia com suas instalações nas quais o rasgar dos véus transparentes e as referências dos femininos.  Para Juliana Alves, a exposição “TranspareSSer”, que tem apoio do Centro Cultural Correios, representa sua trajetória criativa em que suas buscas se articularam de diversas maneiras, transparecendo enquanto mulher e artista visual. “Trata-se também de um retorno às minhas origens, em um momento de inauguração de meus trabalhos por onde essa história começou aqui mesmo – no cenário das artes visuais de Pernambuco”, relembra a artista.

Serviço:

Exposição “TranspareSSer”

Período: 8 de novembro de 2018 a 31 de Janeiro de 2019

Centro Cultural Correios, Av. Marquês de Olinda, 262. Recife (PE)

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]


COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

2

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

3

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna

4

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

5

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer