Josélio Carneiro

Livro destaca ascensão feminina no Poder Judiciário Paraibano

A obra destaca ainda o papel social da Associação dos Magistrados da Paraíba – AMPB, entidade que, pela primeira vez em 60 anos é dirigida por uma mulher.

Livro destaca ascensão feminina no Poder Judiciário Paraibano

Também assinarão a obra o jornalista Fernando Patriota e as advogadas Andressa Cordeiro e Ana Karolina Almeida, respectivamente filha e irmã de juízas. — Foto:Reprodução

 O livro Magistradas – a Trajetória das Mulheres no Poder Judiciário Paraibano, vai resgatar a história da mulher na magistratura em nosso Estado e sobretudo destacar o papel, o talento das valorosas desembargadoras e juízas que a cada ano conquistam mais espaços ao tempo em que escrevem páginas significativas na evolução do Poder Judiciário da Paraíba. Em plena atividade hoje há duas desembargadoras e 109 juízas.

“A pesquisa e publicação do livro justificam-se pela soma de resultados propositivos alcançados pelas Magistradas em benefício da sociedade, contribuição essa fruto de muito estudo, dedicação e amor às atividades da Magistratura. Talentos que agregam valores junto ao trabalho dos Desembargadores e Juízes”, revela Josélio Carneiro, jornalista autor do projeto.

A obra destaca ainda o papel social da Associação dos Magistrados da Paraíba – AMPB, entidade que, pela primeira vez em 60 anos é dirigida por uma mulher, a juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha. Em reunião recente com a equipe que desenvolve a pesquisa a presidente da AMPB, parabenizou pela iniciativa do livro com tema específico e relevante.

No seu livro “Guiadas pela Justiça, Movidas pela Fé, a Desembargadora e ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fátima Bezerra Cavalcanti, destaca que “a ascensão feminina, no mundo jurídico, não é fruto de complacência, de sistemas de cotas ou de quaisquer movimentos políticos; é o resultado do esforço e do investimento no estudo e na formação intelectual das próprias mulheres”.

O idealizador e coordenador da pesquisa que resultará na publicação do livro, jornalista Josélio Carneiro, revela que há alguns anos pensou em escrever uma obra que, “além de resgatar a trajetória e homenagear as magistradas, com foco no talento, no compromisso dessas mulheres extraordinárias responsáveis por páginas da evolução do Poder Judiciário na Paraíba”. Também assinarão a obra o jornalista Fernando Patriota e as advogadas Andressa Cordeiro e Ana Karolina Almeida, respectivamente filha e irmã de juízas.

A produção do livro compreende as etapas de coletas de dados, identificação das magistradas, contatos para entrevistas e elaboração de perfis, produção de fotografias e reprodução de fotos de acervo, além de consultas bibliográficas.

O livro terá Apresentação da Desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti e Prefácio da Juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha, além de entrevistas com as duas magistradas. “Também convidaremos o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba Desembargador Márcio Murilo a escrever um artigo sobre o papel e a contribuição das magistradas no TJPB.

O conteúdo do livro divide-se nos seguintes capítulos: As pioneiras no Poder Judiciário Paraibano; a ascensão das mulheres na magistratura paraibana; os desafios das magistradas para conciliar trabalho, família, vida social. O percentual hoje da mulher magistrada no Poder Judiciário da Paraíba; as juízas por Comarca; a presença no Juizado Especial Cível e Criminal; Magistradas na Ouvidoria do TJPB a serviço da cidadania; Magistradas na Escola Superior da Magistratura da Paraíba – ESMA; Juízas na Diretoria da Associação dos Magistrados da Paraíba; perfis das Desembargadoras e Juízas.

Livros publicados pelo jornalista Josélio Carneiro:

  • Tabajara – A Rádio da Paraíba; 
  • Paraíba Governos em Cena;
  • Rádio Tabajara Patrimônio Cultural da Paraíba; 
  • A União – Escola de Jornalismo; Relatos de um Repórter.

Obras a serem lançadas esse ano:

  • Lyceu Parahybano – berço da cultura e do jornalismo; A Paraíba no Senado – 1826/2026.    

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações