Cultura

Maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira morre em São Paulo após contrair coronavírus

Família pede para que amigos permaneçam em casa e deixem homenagens para 'futuro próximo dada a gravidade da crise pela qual passamos e aos riscos de contaminação'.

Maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira morre em São Paulo após contrair coronavírus

Maestro Martinho Lutero Galati morre em São Paulo — Foto:Divulgação

Martinho Lutero Galati de Oliveira, maestro e criador da Rede Cultural Luther King (1970), morreu em São Paulo, nesta quarta-feira (25), aos 66 anos. A informação foi confirmada pela mulher do maestro ao G1 e publicada na página oficial da instituição da qual era regente.

Martinho foi diagnosticado com coronavírus. Segundo Sira, mulher do maestro, ele foi internado em 17 de março. O primeiro teste realizado para identificar a Covid-19 deu negativo. Já o segundo deu positivo, mas o resultado só foi informado durante o processo de certidão de óbito. Na manhã desta quarta-feira (25), Martinho havia apresentado melhora no quadro de saúde, mas sofreu uma parada cardíaca durante a noite.

Em comunicado, a família pede para que amigos permaneçam em casa e deixem homenagens para “futuro próximo dada a gravidade da crise pela qual passamos e aos riscos de contaminação” por coronavírus.

A cerimônia de cremação acontece nesta quinta-feira (26), no crematório da Vila Alpina.

O maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira, que tem cinco décadas ininterrompidas de produção musical, criou o Coro Luther King aos 16 anos. Já o Coro Cantosospeso foi criado por ele já 34 anos em Milão, na Itália. O nome é uma homenagem a uma das obras do compositor italiano Luigi Nono, de quem Martinho foi aluno.

“Ele sempre teve uma mente inventiva e a alma inquieta”, disse Sira. “Teve uma carreira brilhante e deixa um legado único.”

A Rede Cultural Cantosospeso, na Itália, da qual o Coro Cantosospeso faz parte, também lamentou a morte do maestro. “Nossa dor é imensa, mas procuramos consolação em sua paixçao pela música.”

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações