À Espreita

Marcus Alves leva exposição para os Correios, em Recife

Trata-se de uma instalação de cinco sombras em tecido, com dimensões variáveis, criadas por artistas visuais do Coletivo Entreaberto, de Brasília.

Marcus Alves leva exposição para os Correios, em Recife

Marcus Alves, diretor da Galeria Valentim, acrescenta que os artistas captaram, de forma sensível, a força e atualidade do pensamento do filósofo Gilles Deleuze. — Foto:Reprodução

A Galeria Valentim e o Centro Cultural Correios abrem nesta quarta-feira (21), a partir das 14h, a exposição “À Espreita”. Trata-se de uma instalação de cinco sombras em tecido, com dimensões variáveis, criadas por artistas visuais do Coletivo Entreaberto, de Brasília. A instalação com as sombras dos artistas Gustavo Magalhães (em memória), Sabrina Lopes, Teca Santa Cruz e Polyanna Morgana foi criada a partir do pensamento do filósofo francês Gilles Deleuze.

As peças foram inspiradas sobretudo a partir de uma série de entrevistas feitas por Claire Parnet que gerou o “Abecedário de Gilles Deleuze”, no qual o filósofo afirma – entre outras coisas –  que os homens estão sempre à espreita, assim como os animais.

Com curadoria do escritor Marcus Alves, doutor em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), “À Espreita” fica exposta no Centro Cultural Correios até o dia 30 de outubro. Alves, que atualmente é chefe da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conta que as sombras dos artistas, criadas em dimensões reais e hiper-reais, mostram intensidades dialógicas com o próprio público. “Quando montei pela primeira vez a exposição do Coletivo Entreaberto, pude observar que os visitantes interagem com as peças, se projetam nas próprias sombras em um diálogo único”, diz.

Marcus Alves, diretor da Galeria Valentim, acrescenta que os artistas captaram, de forma sensível, a força e atualidade do pensamento do filósofo Gilles Deleuze. “A exposição sugere várias ambiguidades por sua própria dimensão e, pelo jogo de luz e sombra, indica que o homem e a mulher contemporâneos precisam estar sempre em estado de alerta. É como se estivéssemos todos à espera de algum acontecimento, seja uma catástrofe ou uma conquista prazerosa e feliz”, completa o curador

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações