Busto de Tamandaré

Maria Rita e Macumbia fazem o público cantar e dançar na abertura do Extremo Cultural

O projeto, que é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), trouxe a cantora e compositora Maria R

Maria Rita e Macumbia fazem o público cantar e dançar na abertura do Extremo Cultural

Samba e música latina foram os ritmos que deram o tom inicial do projeto Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro e fizeram com que turistas e pessoenses se reunissem neste sábado (10), no Busto de Tamandaré.  O projeto, que é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), trouxe a cantora e compositora Maria Rita, que fez o público cantar formando um grande coral.

 Dona de uma voz marcante, a cantora Maria Rita agradeceu o carinho do público e a oportunidade de cantar num cenário tão encantador. “Estou emocionada! Estou em choque com a receptividade! Agradeço a Prefeitura de João Pessoa pelo convite para cantar num projeto que reúne tanta gente bacana que vêm com o peito e com a alma aberta para prestigiar o nosso trabalho e curtir nosso som”, disse a cantora.
 
Durante a apresentação, Maria Rita dançou e cantou com o público sucessos como “É corpo, é alma, é religião”, “Cara Valente”, “Maltratar não é direito”, “Abre o peito e chora”, “O que é o amor”, “Mistério do Samba”,  entre outras canções que fazem parte do repertório de shows e do novo disco da cantora.
 
O estudante Eduardo Neiva, chegou cedo para garantir o lugar próximo ao palco e não escondia a ansiedade para ver a cantora de perto. “Todo ‘bacanudo’ que se prese tem que chegar cedo e ficar pertinho do palco”, afirmou o estudante, mencionando o termo que a cantora utiliza para chamar seus fãs. “Esse show tem um gostinho diferente, por ser na praia, com um ritmo gostoso e com o talento de Maria Rita cantando seus encantos. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa de trazer música de qualidade”, completou o estudante.
 
A advogada mexicana Carmen Yareth Ibarra elogiou a iniciativa do projeto e das atrações. “Estou achando tudo muito animado. Um show de graça, com essa qualidade e na praia, é louvável. O governo municipal está de parabéns por proporcionar um momento desses as pessoas da terra e aos visitantes”, disse a turista. “Esta é a terceira vez que venho a João Pessoa e não me canso de dizer que: A cidade é linda, tem um povo amável e hospitaleiro e as praias são limpas. É um paraíso!”, completou a turista de Guadalajara.
 
Macumbia –
 “Macumbiero” significa juntar os povos latinos por meio da música, com a descoberta de novos timbres e atmosferas sonoras, e foi com este propósito que a banda abriu a programação e animou a platéia reunida no Busto de Tamandaré, ao ritmo da musicalidade latina.
 
“Já me imaginei há algum tempo atrás tocando nesse projeto. Essa é a nossa primeira participação no Extremo Cultural e está sendo um imenso prazer,” afirmou o vocalista Erick Martinez. “Nossa música é latina misturada com a raiz nordestina. Costumo dizer que é um híbrido sonoro e é com essa harmonia de mistura que levamos nossa musicalidade as pessoas”, completou.
 
A banda nasceu em 2012 com a proposta de abordar o cotidiano problemático e ao mesmo tempo festivo dos povos latinos. Um ano depois, lançou o primeiro álbum, “Chuta que é Macumbia”, e agora finaliza o seu segundo CD, “Carne Latina”, com lançamento previsto para o fim de janeiro, e apresenta a mesma proposta explosiva de salsa, carimbó, brega e cumbia.
 
“As músicas do novo CD estarão online, disponíveis para downloand, juntamente com os vídeos e todo material que a banda tem para oferecer. Somos uma banda independente e queremos que as pessoas tenham acesso ao nosso trabalho”, completou o vocalista Erick Martinez.
 
Geração de renda – Com o aumento de turistas na cidade e com as ações culturais realizadas pela Prefeitura, além de trazer artistas importantes e valorizar os artistas do Estado, há também a geração de emprego e renda.
 
Para comerciante Rita de Cássia que se cadastrou na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para trabalhar nos eventos da praia e ganhar um dinheiro extra. “É uma excelente oportunidade para completar a renda. No Réveillon foi muito bom, nessas próximas quatro semanas, durante o Extremo Cultural espero que seja ainda melhor”, destacou.
 
Rosângela Oliveira, que trabalha como ambulante no seguimento gastronômico nos eventos promovidos pela Prefeitura há cinco anos, falou do aumento de turista e das ações que incrementam a renda familiar. “A cidade está cheia de turistas, eles vêm conhecer as belezas, mas também os sabores que o Nordeste tem para proporcionar. Nessa época do ano é possível lucrar um pouco mais, o que agrega e muito no final do mês na hora de pagar as contas”, disse a comerciante.
 
 Projeto –
 O ‘Extremo Cultural’ se consolidou como um dos eventos mais importantes no calendário cultural da Capital. A proposta do projeto, que tem como um de seus diferenciais a diversidade cultural, é trazer ao palco montado no Busto de Tamandaré atrações musicais locais e de renome nacional. O evento, que acontece no período de 10 a 31 de janeiro deve atrair milhares de pessoas, com música para todos os gostos e estilos, como samba, rock, músicas latinas e MPB.
 
Confira a programação  dos próximos finais de semama do Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro

17/01
20h: AbradOs Zoio
22h: Seu Jorge

24/01
20h: Val Donato e Os Cabeças
22h: RPM

31/01
20h: Mirandinha e Pura Raiz
22h: Grupo Revelação

Cultura popular (no Largo da Gameleira, em Tambaú):

17/01
17h – Coco de Roda Mestre Benedito, da Mestra Dona Têca de Cabedelo
18h30 – Afoxé Liberdade Negra

24/01
17h – Lapinha Jesus de Nazaré
18h30 – Ciranda do Sol do Mestre Mané Baixinho

31/01
17h – Boi de Reis Estrela do Norte do Mestre Pirralhinho
18h30 – Maculelê da Capoeira Angola Comunidade

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações