Teatro

Monólogo aclamado pela crítica, ‘Cartas Libanesas’ chega a João Pessoa com entrada gratuita

Em tempos em que questões imigratórias estão tão fortes, “Cartas Libanesas” é uma história de amor e gratidão a todos aqueles que imigraram e enriqueceram a nossa identidade cultural.

Monólogo aclamado pela crítica, 'Cartas Libanesas' chega a João Pessoa com entrada gratuita

A turnê, que já passou por Natal e Fortaleza, terá sessões direcionadas ao público da Paraíba, entre os dias 15 e 17 de outubro​. — Foto:Reprodução

O espetáculo “Cartas Libanesas” chega à Paraíba entre os dias 15 e 17 de outubro, com ingressos gratuitos distribuídos no site oficial. Aclamado pela crítica, o monólogo conta a história de um mascate, que reflete sobre a imigração.

Confira os ingressos na plataforma Sympla.

De autoria de José Eduardo Vendramini e direção de Marcelo Lazzaratto, direção de vídeo de Flávio Barollo e roteiro de Eduardo Mossri, Karen Menatti e Flavio Barollo, o espetáculo foi aprovado pelo edital Eletrobras Furnas, através do projeto “Cartas Libanesas – A Imigração na Formação do Brasil”.

Este ano o espetáculo retorna, com adaptação textual e uma nova roupagem para o audiovisual, com apresentações virtuais voltadas para cinco estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro. A turnê, que já passou por Natal e Fortaleza, terá sessões direcionadas ao público da Paraíba, entre os dias 15 e 17 de outubro.

Construído em 2009, a partir de cartas que a avó recebia do avô de Eduardo, com a contribuição de relatos verídicos de outros imigrantes libaneses, o monólogo conta a história de Miguel, um jovem libanês que vem para o Brasil com o intuito de prosperar e voltar à sua terra, onde deixou sua esposa grávida. Ao mesmo tempo em que se encanta com o Brasil, o personagem precisa enfrentar o preconceito, as dificuldades com a língua e a saudade da família e da terra-mãe. Após anos de sofrimento e trabalho, Miguel decide convencer a mulher a vir morar com ele no novo país.

Eduardo fala sobre os desafios da nova turnê: “Em todo trabalho que eu faço, meu grande objetivo é fazer com que ele possa circular, gosto de ver ele chegar aos mais diferentes públicos, inclusive visando sair do eixo Rio – São Paulo. Infelizmente uma pandemia mundial inviabilizou essa circulação presencial, mas assim como toda a classe artística, fomos desafiados a arranjar formas de seguir e, essa versão de “Cartas Libanesas” online é uma resposta a isso, criando uma obra totalmente inédita e tão potente quanto. E quando for possível, voltaremos a encher teatros e a circular nos mais diferentes estados. Esse desejo em mim não muda!”

O espetáculo tem trilha inédita composta especialmente por Gregory Slivar e figurino de Fause Haten, e sua narrativa tangencia temas políticos, como a imigração e os choques culturais que formam o Brasil, mostrando a importância da trajetória de grupos de outras nações na formação do país. 

Em tempos em que questões imigratórias estão tão fortes, “Cartas Libanesas” é uma história de amor e gratidão a todos aqueles que imigraram e enriqueceram a nossa identidade cultural.

A nova temporada do espetáculo “Cartas Libanesas” é uma realização da BOBOX Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e ELETROBRAS FURNAS, e o apoio cultural do Museu da Imigração e Museu do Café do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril

2

Cultura

Dona Inês realiza festa literária e homenageia a escritora Maria Valéria Rezende

3

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

4

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

5

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna