Cultura

Morre Fernanda Benvenutty, militante transexual, aos 57 anos

Fernanda Benvenutty lutava contra um câncer no fígado.

Morre Fernanda Benvenutty, militante transexual, aos 57 anos

A escola de samba Unidos do Roger escolheu homenagear Fernanda no Carnaval 2020. — Foto:Reprodução/Facebook

A militante LGBT Fernanda Benvenutty morreu neste domingo (2), aos 57 anos, no bairro do Roger, em João Pessoa. Ela lutava contra um câncer no fígado. Ela completaria 58 anos no próximo domingo (9). 

Fernanda Benvenutty nasceu em Remígio, no interior da Paraíba, e atuou pelos direitos dos LGBT em João Pessoa. Ela foi candidata a vereadora e deputada estadual, militante, carnavalesca e profissional de saúde pública em João Pessoa.

A escola de samba Unidos do Roger escolheu homenagear Fernanda no Carnaval 2020.

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) publicou uma nota de pesar após a informação da morte de Fernanda Benvenutty.

Boa tarde!

É com imensa tristeza que a ANTRA informa que neste 02 de fevereiro, partiu desse plano a nossa querida Fernanda Benvenutty.

Ela que foi pioneira de muitas lutas e de muitas batalhas, mas infelizmente perdeu a vida vitimada pelo cancer. Nós estamos dilaceradas por peder tão importante personalidade, mas temos certeza que ela cumpriu o seu papel. E nos deixou um belo legado de luta e resistência.

Fomos informadas a pouco pelas companheiras de João Pessoa Adreina Vilarim e Ana Beatriz, e assim que tivermos mais informações manteremos voces informadas.

Guardemos as lembranças felizes que estiveram presentes onde Fernanda passou, e que ela siga em paz. Nós continuaremos aqui na luta que ela tanto ajudou a construir.

Obrigada por tudo Fernanda.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS – ANTRA

A Prefeitura Municipal de João Pessoa também emitiu uma nota de pesar neste domingo (2). Confira abaixo:

Nota

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, manifesta, neste momento de tristeza para o movimento cultura e social da Capital, sentimentos de profundo pesar e solidariedade pela morte da ativista Fernanda Benvenutty.
Além de externar reconhecimento ao trabalho e luta de Benvenutty, Luciano Cartaxo lamenta a a grande perda que o movimento carnavalesco sofre com a passagem de uma das mais dedicadas defensoras do Carnaval Tradição de João Pessoa, como integrante da Escola de Samba Unidos do Róger.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações