Críticas

Morrissey acusa ‘Os Simpsons’ de racismo por personagem inspirado nele

O cantor afirmou ter se sentido ofendido com o episódio "Panic On The Streets of Springfield", exibido no último domingo.

Morrissey acusa 'Os Simpsons' de racismo por personagem inspirado nele

Morrissey criticou nas redes sociais, em mensagem assinada por seu empresário, Peter Katsis, a forma como foi retratado e disse que a animação exibiu "contornos racistas". — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Conhecida por satirizar pessoas e situações, a animação “Os Simpsons” foi alvo de críticas do cantor Morrissey, 61, ex-vocalista da banda The Smiths. Ele afirmou ter se sentido ofendido com o episódio “Panic On The Streets of Springfield”, exibido no último domingo (18).

Na trama, o personagem Quilloughby é o vocalista da banda The Snuffs, que se torna a favorita de Lisa Simpson. Ela rouba o cartão de crédito dos pais para vê-lo em um festival, mas ao conhecê-lo se decepciona ao descobrir que ele atualmente é cínico e abandonou o veganismo.

Segundo os roteiristas da animação, o personagem não foi baseado apenas em Morrissey, mas também em outros vocalistas, como Robert Smith da banda The Cure, e Ian Curtis, do Joy Division. Na animação, ele foi dublado pelo ator britânico Benedict Cumberbatch.

Contudo, Morrissey criticou nas redes sociais, em mensagem assinada por seu empresário, Peter Katsis, a forma como foi retratado e disse que a animação exibiu “contornos racistas”. Vale lembrar que o próprio cantor esteve mais em evidência nos últimos tempos por declarações no mínimo polêmicas, muitas das quais consideradas racistas, algo que foi lembrado no episódio.

“Zombar dos assuntos é uma coisa”, afirmou. “Mas quando um show se rebaixa tanto para usar táticas odiosas, como mostrar o personagem Morrissey com a barriga para fora da camisa (quando ele nunca teve essa aparência em qualquer momento de sua carreira) faz você se perguntar quem é o verdadeiro grupo racista e nocivo aqui.”

“Pior ainda: chamar o personagem de Morrissey de racista, sem apontar nenhum caso específico, não oferece nada”, prosseguiu. “Isso só serve para insultar o artista.”

O texto diz ainda que a animação teve uma “virada para pior” nos últimos anos e acusou os escritores de “tentar capitalizar em controvérsias baratas e expor rumores cruéis”. “Eles deveriam pegar aquele espelho e segurá-lo diante de si”, afirmou, lembrando que o personagem indiano Apu foi criticado por ajudar a manter o “racismo estrutural”.

Ele ainda enumera diferenças entre Morrissey e o personagem. Diz que ele “não processou ninguém por seus ataques, nunca parou de fazer grandes shows e ainda é um vegano sério e um forte defensor dos direitos dos animais”.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

2

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

3

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna

4

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

5

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer