folia

Muriçoquinhas e Melhor Idade fazem encontro de gerações na Via Folia

É o encontro de gerações entre o bloco Muriçoquinhas do Miramar, que está completando 23 anos, e a Melhor Idade, que faz 19.

Folia de Rua

Os foliões e espectadores desta segunda-feira (9) vão testemunhar um dos mais belos momentos que a prévia carnavalesca Folia de Rua pode proporcionar. É o encontro de gerações entre o bloco Muriçoquinhas do Miramar, que está completando 23 anos, e a Melhor Idade, que faz 19.
  
Para os pequenos, a concentração está prevista para às 15h, saindo do antigo Posto 99 e descendo a Avenida Epitácio Pessoa, a Via Folia. É no Busto de Tamandaré, em Tambaú, que criançada e estandartes se encontram com a Melhor Idade, concentrada desde às 18h.
 
Este ano, o bloco “filho” das Muriçocas do Miramar também presta uma homenagem ao paraibano Ariano Suassuna. O desfile será puxado por três trios elétricos. O primeiro, voltado para crianças especiais, vai ter cordão de isolamento para lhes proporcionar maior segurança e será animado pela banda Castelo Encantado.
 
O segundo trio, quem comanda mais uma vez é a cantora Diana Miranda. Vestida de Barbie e a bordo de carro rosa, ela cantará ao lado do poeta popular Bira Delgado e terá a companhia dos palhaços Pipi e Pastel e dos atores infantis do Colégio Marista Pio X, encarnando personagens de O Auto da Compadecida. Uma ala infantil alvirrubra, abrindo passagem para o trio da loira, também homenageará os 100 anos do tradicional Clube Cabo Branco. O último trio será puxado por Robério Jacinto e Banda, que embalarão a multidão de 100 mil crianças esperadas ao som das velhas marchinhas carnavalescas.
 
“Teremos também um palco posicionado na dispersão, próximo ao Busto de Tamandaré, com apresentação da Orquestra Armorial Ariano Suassuna, do Colégio Marista, às 19h, bem ao estilo das aulas-espetáculo tão disseminadas pelo escritor e dramaturgo”, informa Eliane Holanda, presidente do bloco. Ela aconselha aos pais zelosos de não descuidar do “kit folião” da sua muriçoquinha: “Fralda, mamadeira, água e cadeira”, brinca.
 
O slogan do bloco este ano é “Educação: lugar de criança é na escola”. O estandarte, assinado pelo guarabirense Adriano Dias, será conduzido pela atleta do nado sincronizado Larissa Sátiro Cavalcanti, de 10 anos.
 
O encontro – A saída do Bloco da Melhor Idade da concentração só começa depois do encontro dos estandartes com o bloco das Muriçoquinhas do Miramar, previsto para às 20h30. Até aí, a animação no Busto fica garantida pela orquestra Gambiarra do Frevo. Depois o desfile segue para o Hotel Tambaú, onde haverá o tradicional Baile da Maior Idade, animado pela Orquestra Splok.
 
“O momento em que se cruzam os estandartes é quando dizemos que é hora de as ‘muriçocas’ irem dormir e rumamos para a gandaia”, diz a presidente do bloco, Shilon Gama. Shilon, que é artista plástica, assina as artes do estandarte, camisa e adereços. O ingresso do baile, a propósito, é a própria camisa, vendida na hora por R$ 20. Neste ano, o tema do bloco é “Brincar com alegria e segurança”. O casal de rei e rainha, já eleito, desfilará: Albanita Souza, de 69 anos, e Beto Gonçalves, de 25, quase uma “muriçoquinha”.
 
O Bloco da Melhor Idade nasceu praticamente junto com a prévia de João Pessoa, obra da ex-vereadora e empresária Creuza Pires, já falecida.  A ideia era reunir os mais velhos para brincar o carnaval, saindo da Associação dos Inativos e Pensionistas da Paraíba (Asip-PB).
 
Diana Miranda – Diana Miranda inspirou-se na mãe, a decoradora Alaíde Miranda, que também cantava e tocava, para retirar das sonoridades “consolo para os males da existência”. Em 1993, gravou o primeiro CD, com composições do irmão, Paulinho Di Tarso, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos.
 
Após participar do Montreux Jazz Festival, na Suíça, a carreira tomou outro rumo. Desde 1992, ela se apresenta em palcos de vários países europeus, dividindo-os com artistas do cenário mundial, como Jimmy Cliff.
 
Em sua bagagem musical, a artista leva frutos de sua criação como compositora e repertório de artistas paraibanos, como Cátia de França, Paulo Ró e Pedro Osmar. É figura cativa nas manifestações artísticas da cidade.
 
Folia de Rua
Segunda-feira (09/02):
Muriçoquinhas do Miramar
Concentração: 15h
Local: Avenida Epitácio Pessoa, Miramar
Atrações: Diana Miranda, Robério Jacinto e Banda, Banda Castelo Encantado (trios). Orquestra Armorial Ariano Suassuna (palco)
Melhor Idade      
Concentração: 18h
Local: Busto de Tamandaré, Tambaú
Atrações: Orquestras Gambiarra do Frevo (concentração) e Splok (baile)
 
Terça-feira (10/02):
Portadores da Folia
Concentração: 15h
Local: Av. Cabo Branco
25 Bichos  
Concentração: 18h
Local: Av. Floriano Peixoto c/ a Cap. José Pessoa, Jaguaribe
Baratas dos Bancários
Concentração: 19h
Local: R. Rosa Lima dos Santos, Bancários
Acorde Miramar
Concentração: 20h
Local: Praça das Muriçocas, Miramar
 
Quarta-feira (11/02)
Muriçocas do Miramar
Concentração: 19h
Local: Praça das Muriçocas e Av. Epitácio Pessoa, Miramar
Atrações: Alceu Valença, Fuba, Lucy Alves, Os Gonzagas, Megaxé, Nação Maracahyba, tribos indígenas, orquestras de frevo, ala ursas, escolas de samba
 
Quinta-feira (12/02):
As Baratinhas
Concentração: 15h30
Local: em frente ao Campo da Marquise, Valentina
As Viúvas do Bela Vista       
Concentração: 16h
Local: R. Humberto Paiva de Carvalho, Conj. Bela Vista, Cristo
Canto do Tetéu
Concentração: 18h
Local: Busto de Tamandaré, Tambaú
Galo do 13 de Maio
Concentração: 18h       
Local: Praça Assis Châteaubriant
Bloco da Saudade
Concentração: 19h
Local: Praça Lauro Wanderley, Funcionários I
Cordão do Frevo Rasgado
Concentração: 19h
Local: Praça Álvaro Gaudêncio, Manaíra
 
Sexta-feira (13/02):
Os Imprensados 
Concentração: 14h       
Local: em frente à sede da Associação Paraibana de Imprensa
Jacaré                 
Concentração: 16h       
Local: R. Etelvina Macedo de Mendonça, Torre
Elefante da Torre
Concentração: 18h       
Local: Panificadora Imperial (próx. ao Posto Beira Rio)
Cafuçu       
Concentração: 19h
Local: Praça Dom Adauto (do Bispo), Centro
Atrações: Banda Brega é Você, DJs Naza e 10Ano
 
Sábado (14/02):
Boi do Bessa      
Concentração: 15h
Local: Av. Costeira da Orla, Bessa
Urso Gay
Concentração: 18h
Local: Av. Cel. Calixto, Mangabeira VII, Cidade Verde
Vaca Morta        
Concentração: 18h                
Local: Av. Ayrton Senna, Padre Zé
Bom Demais
Concentração: 19h
Local: R. Abel da Silva, Cruz das Armas

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações