Neste sábado

Orquestra Sinfônica de JP faz primeiro Concerto Oficial da Temporada 2019 no Centro Cultural Ariano Suassuna

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa vai executar obras do tcheco Johann Neruda, do russo Piotr Tchaikovsky e do brasileiro Alexandre Guerra.

Orquestra Sinfônica de JP faz primeiro Concerto Oficial da Temporada 2019 no Centro Cultural Ariano Suassuna

O trompetista Wellington Dino de Lima, integrante da OSMJP, será o solista da noite — Foto:Reprodução/Secom-JP

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) se apresenta neste sábado (16), às 18h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, no primeiro Concerto Oficial da Temporada 2019. A apresentação é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna. A entrada é gratuita.

Regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, neste primeiro concerto da temporada, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa vai executar obras do tcheco Johann Neruda, do russo Piotr Tchaikovsky e do brasileiro Alexandre Guerra, que fará uma participação especial. O trompetista Wellington Dino de Lima, integrante da OSMJP, será o solista da noite.

Na abertura do programa a OSMJP faz um diálogo entre a música e o cinema com as “Trilhas sonoras de filmes de natureza”, de Alexandre Guerra, regida pelo próprio compositor. Durante a execução dessas obras, como “Ballet Amazônico” e “Ao Encontro do Azul Marinho”, dentre outras, serão projetados trechos dos filmes relativos a elas. Alexandre Guerra é o compositor residente convidado da Temporada 2019.

Em seguida, a OSMJP executa o “Concerto para Trompete em Mi bemol Maior”, de Johann Neruda (1708-1780), obra escrita em três movimentos, que é considerada como uma das mais tradicionais do repertório para o trompete moderno e que contará com a participação do trompetista Wellington Dino de Lima, como solista.

O programa da noite será encerrado com a “Sinfonia nº 4” de Piotr Tchaikovsky, considerada como uma de suas melhores obras. Esta sinfonia, escrita em quatro movimentos, foi dedicada Mme. von Meck, mecenas do compositor, a qual nutria por ele um amor platônico que beirava a obsessão.Tchaikovsky e sua mecenas nunca se encontraram pessoalmente.

O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

Os convidados

Wellington Dino de Lima – Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Música, ambas com habilitação em Trompete, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde cursa mestrado em Trompete. É o trompetista principal da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e integrante do Grupo de Metais Nordeste (GMNE). É um dos fundadores e integrante do grupo de trompetes Ubirani, grupo este que realizou eventos voltados para a educação e performance no trompete. Participou de vários eventos no Brasil e em outros países.

Alexandre Guerra – Compositor, membro da WSA (World Soundtrack Academy), formou-se bacharel em composição para cinema na faculdade Berklee College of Music. No Brasil, estudou harmonia e composição com Hans Koelheuter – nome importante da vida musical brasileira durante o século XX. Suas composições vêm sendo executadas por importantes orquestras e intérpretes dentro e fora do Brasil. Lançou mais de dez discos e em 2018 foi comissionado para compôr a peça que celebra os 30 anos da Orquestra Sinfônica de Santo André.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

2

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

3

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna

4

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

5

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer