Espaço Cultural

Orquestra Sinfônica da PB apresenta concerto beneficente com música de Chico Science

Este concerto será beneficente, com arrecadação de alimentos que serão destinados à Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Vida Nova (AVN)

Orquestra Sinfônica da PB apresenta concerto beneficente com música de Chico Science

Os ingressos custam R$ 2,00 mais 1 kg de alimento não perecível, que será entregue à AVN — Foto:Thercles Silva

O rock brasileiro vai estar presente no 15º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Paraíba, nesta quinta-feira (16), no Espaço Cultural, com a música “Praieira”, composição de Chico Science (1966-1997), cantor e compositor brasileiro, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat em meados da década de 1990 e líder da banda Chico Science & Nação Zumbi.

Este concerto será beneficente, com arrecadação de alimentos que serão destinados à Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Vida Nova (AVN), entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como finalidade prestar assistência social às pessoas portadoras de câncer em situação de vulnerabilidade social e que estejam em tratamento.

Com regência do maestro titular da OSPB, Luiz Carlos Durier e participação do pianista paulista Lucas Bojikian como solista, o concerto começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. Os ingressos custam R$ 2,00 mais 1 kg de alimento não perecível, que será entregue à AVN.

Após a execução de “Praieira”, com arranjo de Clóvis Pereira, os músicos da sinfônica paraibana vão mostrar ao público presente a composição “Andante e Finale, Op. 79, TH 241”, de P. I. Tchaikowsky (1840-1893), que terá como solista o pianista Lucas Bojikian. “Sinfonia n. 39 em Mi Bemol Maior, K 543”, obra de W.A. Mozart (1756-1791), vai encerrar o concerto.
Na opinião do maestro Durier, a parceria da orquestra com a AVN faz desse concerto um espetáculo especial. “Nós estamos felizes porque a orquestra cumpre também um papel social relevante que é de formar parcerias com instituições de caridade, asilos, e principalmente com associações de apoio aos portadores de câncer. É uma coisa muito boa porque a orquestra faz um espetáculo, as pessoas apreciam e, em troca, fazem as doações para aquelas pessoas que mais precisam”, destacou Durier.

AVN – A Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Vida Nova (AVN) é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na luta pelos direitos dos portadores de câncer e suas famílias, prestando assistência no tocante ao fornecimento de medicação, custeio de exames diversos, vale-transporte, suplementos nutricionais, fraldas geriátricas, fraldas descartáveis, órteses e próteses, material para curativos, além de assessoria jurídica, atendimento nutricional e psicológico, oficinas de artesanato, biodança e cesta básica, todos de forma gratuita. A sede fica na Rua Francisco Peregrino Montenegro, número 34, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.
Os objetivos da Associação são defender os direitos da pessoa com neoplasia, estimular o voluntariado na forma da Lei 9.608/98 e promover ações em bairros carentes através de eventos temáticos, ofertando serviços de saúde, assistência social e jurídica. Atualmente, tem 60 usuários cadastrados.

“Paralelo ao atendimento das necessidades oriundas do câncer, durante a semana acontecem várias atividades, entre elas, psicologia em grupo, oficina da saúde, oficina de artesanato, biodança e palestras diversas, para o usuário e para a família”, explica Amanda Souza, assistente social da AVN. Ela destaca que qualquer pessoa pode colaborar para o bem-estar dos usuários. “As pessoas podem ajudar sendo um colaborador, doando mensalmente qualquer valor para que possamos manter nossas atividades e atendimentos”, finaliza.

Solista – Lucas Bojikian é bacharel em piano pelo Instituto de Artes da Unesp e iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade, na cidade de Bauru, SP. Obteve premiações em concursos de piano e em 2004 foi bolsista do Festival Internacional de Campos do Jordão. Trabalhou como pianista correpetidor do departamento de Canto da Unesp e como pianista da Formação de Euritimistas no Brasil. Como professor, ministra aulas particulares desde os 15 anos de idade. Foi professor do Cemasp, escola Rudolf Steiner e escola Micael, em São Paulo.

Em 2008 trabalhou no Festival de Ópera de Manaus, como pianista correpetidor da ópera “Maria Golovin” e “Requiem” de Verdi e como maestro interno das Óperas “João e Maria” e “Turandot”. No mesmo ano foi convidado para correpetir a estreia no Brasil da ópera Le Villi, de Puccini, no Teatro Municipal de São Paulo e tocar a parte da celesta, junto a orquestra, na ópera Ariadne Auf Naxos de Strauss.

Passou um período no teatro Amazonas, onde realizou várias apresentações junto ao coro, a filarmônica e a orquestra de câmara de Manaus. Em 2009 ficou em cartaz com o musical Hairspray, com direção de Miguel Falabella, onde atuou como pianista correpetidor e integrante da orquestra na temporada do Rio de Janeiro. Foi pianista do musical “Gaiola das Loucas” e da preparação musical de Miguel Falabella e Diogo Vilela.

Em 2010 ficou em cartaz como integrante da orquestra do musical “O Rei e Eu”, com direção de Jorge Takla. Trabalhou como pianista correpetidor e integrante da orquestra do musical “O Médico e o Monstro”. Participou do projeto “Escola da Família”, apresentando-se como pianista da ópera “La Serva Padrona”, de Pergolesi, em várias escolas da periferia de São Paulo e região.
No final de 2010, foi integrante (substituto) da orquestra do musical “A gaiola das Loucas”, com direção de Miguel Falabela. De janeiro à julho de 2011 foi pianista ensaiador e integrante da orquestra do musical “Evita”, com direção de Jorge Takla. Foi ainda integrante da orquestra do Musical “Cabaret”, durante toda temporada de 2011 à 2013, com produção e atuação de Cláudia Raia, direção de José Possi Neto.

Lucas Bojikian também foi pianista preparador e integrante da orquestra durante toda temporada do musical da Disney “O Rei Leão”, durante os anos de 2013 e 2014. Em 2015 foi pianista do projeto “Casa da Ópera”, onde realizou várias apresentações em São Paulo capital e interior, da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, como pianista preparador e integrante da orquestra.
Em abril de 2015, foi nomeado para assumir o cargo de pianista correpetidor do Departamento de Música da UFPB, onde tem realizado várias apresentações junto aos alunos e professores. Foi componente da banca julgadora da prova para pianista das duas orquestras do Estado da Paraíba, OSPB e OSJPB.

Regente – Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 20 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por dois anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto do ano passado, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho, e neste ano, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar.

Próximos concertos – Nesta sexta-feira (18), a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) se apresenta na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no município do Conde (PB), e no dia 19 de dezembro fará o Concerto de Natal no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. Já a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) tem concertos agendados para 23 de novembro e 7 de dezembro, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações