Apresentação

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa faz concerto no Centro Cultural Ariano Suassuna

A apresentação é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna.

Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa faz concerto no Centro Cultural Ariano Suassuna

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) se apresenta neste sábado (6), às 18h — Foto:Reprodução

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) se apresenta neste sábado (6), às 18h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, no quinto Concerto Oficial da Temporada. A apresentação é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna. 

A Orquestra Sinfônica Municipal vai executar obras do brasileiro Alexandre Guerra (1971), compositor residente convidado para esta temporada; do italiano Félix Mendelssohn (1809-1847) e do russo Piotr Tchaikovsky (1840-1993). A regência será do maestro Laércio Diniz, regente titular da OSMJP, e terá a participação especial da violinista Karolayne Santos, integrante da Sinfônica Municipal, que será a solista.
 
O concerto será aberto com “A Gruta de Fingal”, poema sinfônico de Mendelssohn, escrito após uma visita ao local, em 1830. A gruta, localizada na Escócia, provocou no compositor grande urgência de expressão musical e ele escreveu uma carta à irmã Fanny com o esboço dos 21 primeiros compassos de sua abertura. A obra estreou em Londres, no ano de 1832.
 
As obras seguintes serão“Contos para Cordas nº 1 e 2”, de Alexandre Guerra, que integram as cinco obras orquestrais inspiradas por contos e romances em seu novo CD, “Fantasia”, no qual o compositor faz “literatura musical”, inspirado em “A cidade adormecida”, do francês Marcel Schwob, e “A cidade e as Serras”, do português Eça de Queiroz.O próprio Alexandre Guerra vai reger a OSMJP durante a execução de suas obras.
 
A última peça da noite será o “Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 35”, de Tchaikovsky, que terá a violinista Karolayne Santos como solista.Embora tenha sido escrito em apenas um mês pelo compositor russo, este concerto ainda hoje é um dos mais difíceis escritos para o violino.A obra foi inicialmente dedicada ao violinsta russo Leopold Auer, mas o autor providenciou uma segunda edição e dedicou a Adolph Brodsky.
 
O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.
 
Os convidados – Alexandre Guerra é compositor, membro da WSA (World Soundtrack Academy), formou-se bacharel em composição para cinema na faculdade Berklee College of Music. No Brasil, estudou harmonia e composição com Hans Koelheuter – nome importante da vida musical brasileira durante o século XX. Suas composições vêm sendo executadas por importantes orquestras e intérpretes dentro e fora do Brasil. Lançou mais de dez discos e em 2018 foi comissionado para compor a peça que celebra os 30 anos da Orquestra Sinfônica de Santo André.
 
Karolayne Santos –Aluna do bacharelado em música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciou seus estudos de violino no Conservatório Pernambucano de Música e aos nove anos venceu o prêmio Revelação, no I concurso para jovem solistas da Paraíba e aos 12 anos de idade foi vencedora do Concurso International de Jovens Solistas do Festival de Dallas, EUA, (2010). Participou da Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo). Integra a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP).
 

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

2

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

3

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna

4

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

5

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer