com maestrina Ligia Amadio

Orquestra Sinfônica realiza concerto em homenagem às mulheres

A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) realiza o segundo concerto da temporada 2015 na próxima quinta-feira (19), às 20h30, na Sala de […]

Orquestra Sinfônica realiza concerto em homenagem às mulheres

A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) realiza o segundo concerto da temporada 2015 na próxima quinta-feira (19), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, sob a regência da maestrina Ligia Amadio, uma das regentes de destaque no Brasil e no exterior. A atração dá continuidade à programação organizada pelo Governo do Estado em homenagem às mulheres, que se estende até o fim do mês. O solista será o saxofonista Arimatea Formiga. A entrada é gratuita.

O concerto será aberto com a conhecida peça “O Barbeiro de Sevilha” (Gioachino Rossini, 1792-1868). Em seguida, será executada a obra de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), “Fantasia para Saxofone e Orquestra”, com a participação do saxofonista Arimatea Formiga. Após um breve intervalo, a OSPB volta à cena com a “Sinfonia n. 5 em Mi Menor, Op. 64”, de Tchaikovsky (1840-1893).

Ligia Amadio – A maestrina notabilizou-se internacionalmente por sua reconhecida exigência artística, seu carisma e suas performances. Sua atuação estende-se por vários países como Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, Colômbia, Croácia, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, Islândia, Israel, Itália, Japão, Holanda, Hungria, México, Peru, Portugal, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Tailândia e Venezuela.

Premiada no célebre Concurso Internacional de Tóquio (1997) e no II Concurso Latino-Americano para Regentes de Orquestra em Santiago do Chile (1998), em 2001 recebeu o prêmio “Melhor Regente do Ano” no Brasil, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Ligia Amadio atuou como regente titular e diretora artística da Orquestra Sinfônica Nacional; regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina (recebeu os prêmios Lira a Excelência e Raízes, devido a seu trabalho à frente dessa orquestra); diretora artística e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sendo laureada com a Medalha Carlos Gomes, concedida pela Câmara Municipal daquela cidade e regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, tendo sido premiada na categoria “Regente”, pelo Prêmio Carlos Gomes. Ocupou a direção titular e artística da Orquestra Filarmônica de Mendoza e esteve à frente da Orquestra Filarmônica de Bogotá, realizando uma temporada completa dedicada à Música do Século XX.

Sua discografia reúne 11 CDs e cinco DVDs à frente da Sinfônica Nacional, da Sinfônica da Rádio e Televisão Eslovenas e da Sinfônica de Mendoza, na Argentina. Entre eles, destaca-se a realização da coleção Música Brasileira no Tempo.

Ligia Amadio iniciou sua formação musical aos cinco anos de idade sob a orientação da professora Maria Cristina da Ponta Fiore. Realizou estudos regulares no Colégio Dante Alighieri e, após haver concluído o curso de Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em 1985, realizou o Bacharelado em Música – com habilitação em regência – e o Mestrado em Artes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Arimatea Formiga – Nasceu em Pombal (PB), em 1965. Iniciou seus estudos musicais com o seu avô, maestro Eliseu Veríssimo de Sousa. É Bacharel em Música (clarinete) pela Universidade Federal da Paraíba (1985), e Mestre em Música (clarinete) pela Universidade Federal da Bahia (2005).

Participou do Festival Internacional de Verão de Brasília/DF (1984, 1995) e do Festival de Inverno de Campos do Jordão/SP (1985, 1986). Foi um dos vencedores do I Concurso Jovens Solistas da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (1985) e em 1986, atuou como solista dessa orquestra e da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Em 1995, atuou como clarinetista principal da Orquestra de Câmara de Curitiba em tournée nacional, dentro do projeto “Banco do Brasil Musical”, acompanhando os artistas Wagner Tiso e Paulo Moura. Foi ainda o clarinetista principal da Orquestra Filarmônica Norte-Nordeste, sob a regência do maestro Aylton Escobar.

Ministrou cursos de clarinete e saxofone em cidades como João Pessoa, Campina Grande, Natal/RN, Laranjeiras/SE, Viçosa/CE, Goiana/PE, entre outras. Atualmente é professor de clarinete e saxofone da Universidade Federal da Paraíba, clarinetista principal da Orquestra Sinfônica da UFPB e membro fundador e coordenador dos grupos JPSax e Orquestra Sanhauá.

Serviço

Orquestra Sinfônica da Paraíba – segundo concerto oficial da temporada 2015

Regência: maestrina Ligia Amadio

Solista: Arimatea Formiga

Data: quinta-feira (19)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural José Lins do Rego, av. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho

Entrada: gratuita

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas na Praça Rio Branco amanhã, em João Pessoa

2

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

3

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna

4

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

5

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer