Cultura

Polícia Civil realiza reunião para traçar ações de combate à importunação sexual durante Carnaval

Uma campanha com o tema “Meu corpo não é sua folia”, sera lançada no dia 5 de fevereiro.

Polícia Civil realiza reunião para traçar ações de combate à importunação sexual durante Carnaval

A iniciativa pretende coibir os abusos praticados, principalmente, contra mulheres durante os dias de folia. — Foto:Reprodução

Representantes da Polícia Civil da Paraíba, de bloco carnavalesco e de instituições que defendem direitos humanos se reuniram na manhã desta segunda-feira (20) para discutir estratégias dos trabalhos que vão combater a importunação sexual durante os festejos carnavalescos em João Pessoa. 

Uma campanha com o tema “Meu corpo não é sua folia”, sera lançada no dia 5 de fevereiro. A iniciativa pretende coibir os abusos praticados, principalmente, contra mulheres durante os dias de folia.

Previsto no Artigo 215 do Código Penal Brasileiro, o crime de importunação sexual se configura em praticar qualquer ato libidinoso contra alguém sem sua autorização. Apalpar, beijar e tocar em partes intimas da vítima são alguns exemplos de condutas que podem ser consideradas como delito. O crime é inafiançável e a pena pode chegar até a cinco anos de reclusão, além de multa.

Para garantir o cumprimento da lei, a Polícia Civil e outras entidades irão realizar ações que buscam conscientizar e punir os agressores. O assunto foi discutido durante a reunião, que ocorreu no auditório da Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel. Participaram do encontro representantes da Coordenação das Delegacias de Atendimento à Mulher da Paraíba, da Polícia Militar, do Ministério Público da Paraíba, da Procuradoria Gerald a Paraíba, Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Assembleia Legislativa e Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraíba. A reunião ainda teve a presença de representantes do Bloco carnavalesco “Muriçocas do Miramar”.

Segundo a delegada da Polícia Civil e coordenadora das Delegacias da Mulher da Paraíba, Maísa Félix, a lei é rigorosa e busca garantir o respeito durante as comemorações carnavalescas.

Ela explica que a  mulher que sentir constrangida por qualquer conduta inapropriada e de cunho sexual praticada por homem deverá fazer a denuncia.

 “Estaremos com nossas delegacias prontas para apurar esse crime. A Polícia Civil está combatendo esse delito que constrange e afeta a dignidade da mulher. O carnaval precisa ser comemorado com respeito. Quando a mulher diz ‘não’, o homem tem que respeitar. Caso contrário, será punido”, afirmou.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações