Cultura

‘Quadrinhos Intuados’ começa nesta sexta com exposição, roda de debates, quadrinhos e cinema na Paraíba

A programação começa às 18h desta sexta-feira, com a exposição 'A Jornada de um Herói — Trajetória de 40 anos de Quadrinhos de Mike Deodato'

'Quadrinhos Intuados' começa nesta sexta com exposição, roda de debates, quadrinhos e cinema na Paraíba

'Berserker Unbound', nova HQ original de Mike Deodato Jr. — Foto:Reprodução/Twitter

O evento Quadrinhos Intuados 2019 reúne quadrinhos, cinema, roda de debate e exposição de arte a partir desta sexta-feira (16), na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa.

A programação começa às 18h desta sexta-feira, com a exposição ‘A Jornada de um Herói — Trajetória de 40 anos de Quadrinhos de Mike Deodato’, com curadoria de Paloma Diniz. A exposição fica até o dia 31 de agosto.

No sábado (17) e domingo (18), das 9h ao meio-dia, tem a oficina ‘Histórias em Quadrinhos – da Ideia à Publicação’, com o quadrinista baiano Hugo Canuto. 

À tarde, rolam as mesas de debate com bate-papo com Mike Deodato Jr. e Hugo Canuto, sob mediação de Paloma Diniz, a partir das 15h. 

No domingo, no mesmo horário, está programado o debate entre os artistas Raoni Assis e Shiko, sob mediação de Daslei Ribeiro, sobre adaptação de Mídias para Quadrinhos.

O evento também inclui uma grande feira de quadrinhos, realizada pela Comic House. A ‘Top Top!’ ficará aberta à visitação das 14h às 20h30.

A Mostra Cinema e Quadrinhos 

Composta por uma retrospectiva de curtas e uma sessão especial de longa-metragem, a Mostra Cinema e Quadrinhos, com curadoria de André Dib, busca refletir a diversidade estética e temática provocadas pela relação entre cinema e quadrinhos. Filmes de diferentes modalidades (ficção, documentário), técnicas (live action, animação), origens e épocas formam assim um panorama da produção brasileira dos últimos dez anos.  

 ‘Cidade dos Piratas’

No sábado à noite, a partir das 19h, no Cine Bangüê a programação terá uma sessão especial do longa ‘Cidade dos Piratas’ (RS, 2018), de Otto Guerra (sessão seguida de debate com o diretor).

 Essa ficção gaúcha com 80 minutos de duração é baseada na vida e obra da cartunista Laerte Coutinho. A sinopse é a seguinte: um diretor de cinema se vê diante de uma situação complexa no meio da produção de seu longa.

 O autor da história passa a negar os Piratas do Tietê, personagens principais da trama já quase pronta. Em uma tentativa desesperada de salvar sua produtora e terminar o filme, ele decide contar seu drama, criando um labirinto caótico entre a ficção e a vida real.

 Retrospectiva de Curtas

No domingo, a partir das 19h, acontece a Retrospectiva de Curtas, a lista de filmes inclui ‘O consertador de coisas miúdas’ (PE, 2017, Marcos Buccini), ‘A guerra dos gibis’ (SP, 2012, Thiago B. Mendonça e Rafael Terpins), ‘Dossiê Rê Bordosa (SP, 2008, César Cabral), ‘Angeli 24h’ (SP, 2010, Beth Formaggini) e a ‘A vida plural de Layka’ (PE, 2012, Neco Tabosa). A mostra também inclui o debate com os realizadores do trabalho ainda em andamento ‘O azul indiferente do céu’ (PB, Shiko e Carlos Dowling), a ser lançado em 2020.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

2

Cultura

Banda Collo de Menina retorna aos palcos com show gratuito em Uiraúna

3

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

4

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

5

Cultura

Prefeitura de Campina Grande retoma obras do antigo Cine Capitólio; saiba o que será no local