Espaço Cultural

Salão de Artesanato da Paraíba começa nesta quarta-feira em João Pessoa

O público vai poder conferir toda a riqueza do artesanato paraibano, a partir das 16h desta quarta-feira (18), no Espaço Cultural. A 25ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, que é o maior evento do artesanato da Paraíba, começa hoje e vai até o dia 29 de janeiro. O tema do evento este ano é “Raiz cultural de um povo”, reunindo a produção e a cultura em suas mais diversas expressões, desde algodão colorido, renda, madeira, metal, osso, fios, fibras, pedras, cordel, xilogravura e comidas regionais.

Desta edição participarão cerca de 400 artesãos, representando um total de mais de 3 mil profissionais envolvidos. É possível encontrar reunidos no Espaço Cultural, a partir de hoje, uma infinidade de produtos como decoração, móveis, vestuário, brinquedos, instrumentos musicais como pandeiro de madeira, bonecas de pano, bruxinhas, petecas, vestidos e toalhas de mesa em renda, quadros com pinturas em relevo, peças de decoração em fibra, réplicas perfeitas de casas do interior, com todos os itens desde o fogareiro com abanador de palha ao pilão de pisar tempero. Há também peças esculpidas em madeira, moldadas em cerâmica, costuradas a mão, tem de tudo. 

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), que tem como parceiros nesta edição a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), o Empreender-PB e o Procon-PB. 

A coordenadora administrativa do PAP, Alia Nasim, explicou que todo o artesanato é oriundo dos municípios paraibanos.  Durante a feira, serão homenageados 15 artesãos de diversas localidades do estado: Clovis Martins (Guarabira), Lindalva Maria Andrade Néri (Gurinhém), Maria Nazaré Neres (Baía da Traição), Gilma Pereira de Oliveira (Caaporã), Carmelita Anunciada da Silva (São Sebastião do Umbuzeiro), José Sales (Boqueirão), Lourdes Diniz (Campina Grande), João Batista Barreto (Nova Palmeira), João Avelino (Campina Grande), Emiliano Alves Pereira (Monteiro), João de Deus Cavalcante (João Pessoa), Joca dos Galos (Araçagi), Maria José Rodrigues Pereira (Serra Branca) e Chico Ferreira (Catolé do Rocha).