Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Cultura

Editoria sobre Cultura ir para editoria →

Paraíba

Salão do Artesanato encerra amanhã com a marca da inovação atrelada aos valores culturais

O evento contou com obras de mais de 300 artesãos paraibanos organizados em diversas tipologias, como cerâmica, couro, fios e habilidades manuais.

Salão do Artesanato trouxe 19 tipologias como o artesanato indígena, algodão colorido, entre outros. (Foto: Reprodução)

Por

A 28ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, cujo tema é ‘Diversidade Cultural’, será encerrada amanhã (30) em Campina Grande. O evento, que foi iniciado no último dia 12, conta com obras de mais de 300 artesãos paraibanos organizados em diversas tipologias, como cerâmica, couro, fios, habilidades manuais, entre outros, e está acontecendo na Av. Severino Bezerra Cabral, bairro do Catolé, podendo ser visitado das 14h às 21h.

Estão representadas 19 tipologias como o artesanato indígena, algodão colorido, produtos da agricultura familiar, couro, renda renascença, crochê, cerâmica, peças em madeira, metal, aço, entre tantos outros que formam a marca do artesanato paraibano.

Conforme Lu Maia, gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), já foram comercializadas em torno de 28 mil peças de 374 artesãos. Ela explica que a receita foi impulsionada pelas vendas de objetos decorativos e utilitários.

“Os objetos mais procurados pelos visitantes foram as peças de couro (6%), madeira (11%) e de fios (13%), produtos cujo preço variam entre 5 a 30 reais”. O dia de maior volume em vendas foi no sábado (23), dia de São João, com o montante de R$ 74.853,50, ou seja, 25,48% em relação a mesma data do ano anterior.

Neste ano o Salão contou com estrutura de cerca de 3000 m² de estrutura divididos em: 1668 m² de estandes lineares, com 241 estandes de expositores; área de gastronomia de 753 m²; 128 m² de Hall de Entrada; 90 m² de área administrativa; 130 m² de depósitos; e, por fim, 50 m² de banheiro. O Salão de Artesanato da Paraíba é realizado pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico.

  O Governo do Estado, por meio do Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Zenildo Oliveira lançou o aplicativo Artesão PB, que ampliou o contato dos artesãos com o público durante a 28ª edição do Salão de Artesanato.


Entre as funcionalidades do aplicativo, desenvolvido pela equipe do Programa do Artesanato da Paraíba, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo da paraíba, Zenildo Oliveira, destaca que estão: conhecer cada um dos artesãos que participam do evento; contato direto entre o público e o artesão; encontrar o artesão na busca pela tipologia; e conhecer mais um pouco sobre a história da Paraíba, por meio de várias atrações turísticas, a exemplo do Lajedo de Pai Mateus (Cabaceiras) e do Pôr do sol de Jacaré, em Cabedelo.

“É um instrumento que foi pensado como mais uma plataforma de vendas para o nosso artesão, que vai ter o seu contato e produto disponíveis para o público através do aplicativo”, acrescentou Lu Maia. A empresa que desenvolveu o APP, em parceria com o Governo do Estado foi a Mídia Max (midiamaxipb@gmail.com).


Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal ClickPB não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.

Destaque

ir para editoria →

Black Eyed Peas e Pink vão tocar no Rock in Rio 2019

Orquestra de Violoncelos da UFPB inaugura espaço de artes plásticas no Conde

Shuri, irmã do Pantera Negra, ganha sua própria série de quadrinhos

Pólvora Cultural tem bandas Flávio e Madalena Momog neste domingo