Cultura

Semana Zé Lins: programação especial celebra 90 anos do romance Menino de Engenho

A abertura será na quarta-feira (1º), com apresentação musical de alunos da Escola de Música Anthenor Navarro (EEMAN), às 9h, no Museu que tem o nome do escritor.

Semana Zé Lins: programação especial celebra 90 anos do romance Menino de Engenho

A programação é gratuita e aberta ao público. — Foto:Walla Santos

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, no período de 1 a 3 de junho, a 40ª Semana Cultural Zé Lins. Durante três dias, uma série de atividades celebram o 121º aniversário de nascimento do escritor imortalizado por obras como ‘Menino de Engenho’, ‘Riacho Doce’, ‘Fogo Morto’, entre outros títulos. A programação é gratuita e aberta ao público. A abertura será na quarta-feira (1º), com apresentação musical de alunos da Escola de Música Anthenor Navarro (EEMAN), às 9h, no Museu que tem o nome do escritor.
 
Ainda na quarta-feira, a partir das 9h30, haverá apresentação do livro ‘Zé Lins, um paraibano como eu’, coletânea de textos de alunos da rede pública estadual da Paraíba. O secretário de estado da educação, Cláudio Furtado, participa da cerimônia ao lado do presidente da Funesc, Pedro Santos. Na ocasião, estudantes farão leitura de trechos. 
 
Na quinta-feira (2), a programação conta com visitação guiada ao Museu José Lins do Rego ao longo do dia. À noite, a partir das 19h, haverá concerto na Paróquia Nossa Senhora do Pilar, no município de Pilar, onde nasceu José Lins.
 
Na sexta-feira (3), o professor Cauby Dantas, especialista na obra de José Lins, falará sobre o romance Menino de Engenho, que este ano completa 90 anos desde o lançamento de sua primeira edição. O bate-papo será no Museu José Lins e em seguida, haverá apresentação musical com alunos da EEMAN. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
 
Semana Cultural –José Lins do Rego Cavalcanti nasceu no dia 3 de junho de 1901, no Engenho Corredor em Pilar, PB, faleceu em 12 de setembro de 1957 no Rio de Janeiro, RJ. Filho de João do Rego Cavalcanti e Amélia Lins Cavalcanti, foi criado no engenho Corredor, de propriedade do avô materno, esse o criara devido à morte precoce da mãe.
 
O romancista, jornalista e cronista, José Lins do Rego ingressou no Internato Nossa Senhora do Carmo aos oito anos e lá permaneceu por três anos. Por volta dos 17 anos teve contato com obras de Raul Pompéia e Machado de Assis.
 
Em 1919 ingressou na Faculdade de Direito do Recife e passou a escrever uma coluna para o jornal “Diário da Paraíba”, se formou em 1924. Nesse período ampliou seus contatos com o mundo literário. No ano de 1924 casou-se com D. Filomena Masa Lins do Rego, em 1925 tornou-se promotor em Manhuçu, MG, já em 1926 mudou-se para Alagoas onde se tornou fiscal de bancos e de consumo.
 
Em Alagoas teve contato com diversos escritores como Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz. Publicou seu primeiro livro em 1932, Menino de engenho, que se tornou grande sucesso, posteriormente publicou Doidinho (1933). Após o sucesso de suas publicações, o editor José Olympio lhe propôs uma edição de 10 mil exemplares para o próximo romance.
 
Em 1935, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde voltou a escrever para jornais e foi secretário da Confederação Brasileira de Desportos (1945 – 1954). No ano de 1936, publicou Histórias da Velha Totonha, seu único livro infantil. Suas obras começaram a ser traduzidas em vários idiomas. O romance Fogo morto (1942) é reconhecido como sua obra-prima.
 
O escritor consagrou-se como romancista da decadência dos senhores de engenho e como mestre do regionalismo. Em 1953, publicou seu último romance: Cangaceiros. Tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras em 1956, nesse mesmo ano publicou Meus Verdes Anos (livro de memórias). Morreu em 1957, aos 56 anos, vítima de um problema hepático.
 
Suas principais obras são: Menino de Engenho (1932); Doidinho (1933); Banguê (1934); O Moleque Ricardo (1935); Usina (1936); Pureza (1937); Pedra Bonita (1938); Riacho Doce (1939); Água-mãe (1941); Fogo Morto (1943); Eurídice (1947); Cangaceiros (1953); Meus Verdes Anos (1953); Histórias da Velha Totonha (1936); Gordos e Magros (1942); Poesia e Vida (1945); Homens, Seres e Coisas (1952); A Casa e o Homem (1954); Presença do Nordeste na Literatura Brasileira (1957); O Vulcão e a Fonte (1958); Dias Idos e Vividos (1981).
 
Programação 40ª Semana Zé Lins
1 a 3 de Junho/2022
                                   
1/6
9h – Abertura – Apresentação musical com participação de alunos da Escola de Música Anthenor Navarro (EEMAN)
9h30 – Apresentação do livro “Zé Lins, um paraibano como eu”, coletânea de textos de alunos da rede pública estadual da Paraíba, com a presença do Secretário de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado e do presidente da Funesc, Pedro Santos
10h – Visita guiada ao Museu José Lins do Rego
Local: Museu José Lins do Rego, no Espaço Cultural
 
2/6
Visitas guiadas ao Museu José Lins do Rego ao longo do dia
19h – Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba
Local: Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Pilar-PB
 
3/6
9h – Bate-papo com o professor Cauby Dantas, da UFPB
10h – Encerramento –  Apresentação musical com participação de alunos da Escola de Música Anthenor Navarro (EEMAN)
Local: Museu José Lins do Rego

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações