Balé

Suspeita de homofobia ronda novo espetáculo do Bolshoi

Balé que abordaria a homossexualidade de Nureyev é adiado três dias antes de estreia

Bailarino Rudolf Nureyev em maio de 1988 — Foto:Reprodução

O Teatro Bolshoi adiou para o ano que vem a estreia do balé “Nureyev”, que seria lançado na próxima terça-feira. Apesar do diretor da companhia de dança russa, Vladimir Urin, ter afirmado que os bailarinos não estavam preparados o suficiente para o espetáculo, o cancelamento levantou dúvidas sobre os motivos por trás da decisão.

Adiada para março de 2018, uma das razões seria a temática da peça, que aborda a homossexualidade do bailarino Rudolf Nureyev, um dos mais célebres da época e que desertou da União Soviética em 1961. A peça, encenada pelo diretor Kirill Serebrennikov, teria cenas que apresentam relações entre pessoas do mesmo sexo, o que vai contra a lei “anti-gay” russa, que veta propagandas “que incentivem relações não tradicionais a menores de idade”.

Segundo a agencia de notícias TASS, o ministro da cultura russo, Vladmir Medinsky, teria pedido o cancelamento do balé com base nessa legislação. Urin negou que esse tenha sido esse o motivo, apesar de afirmar que o tema seria polêmico no país, que possui um passado e um presente homofóbico — apesar da homossexualidade ter deixado de ser crime na Rússia em 1993, ela foi considerada como uma doença mental até 1999.

Outro motivo seria o próprio diretor, Serebrennikov, conhecido por suas produções polêmicas que burlam o crescente conservadorismo social russo. Em maio deste ano, o encenador foi investigado por fraude envolvendo verba pública e a companhia de teatro de Serebrennikov. O governo alegou que cerca de U$ 3.5 milhões de fundos federais voltados para artes teriam sido desviados. Dois funcionários da companhia foram presos. Na época, Serebrennikov negou qualquer envolvimento no caso. Até o momento, ele não comentou sobre o adiamento de ” Nureyev”.


Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Projeto Viva Usina comemora 20 anos com teatro, poesia e música; confira a programação

2

Cultura

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

3

Cultura

Prefeitura de Campina Grande retoma obras do antigo Cine Capitólio; saiba o que será no local

4

Cultura

Música ‘Tareco e Mariola’, cantada por Flávio José, é trilha sonora da novela ‘No Rancho Fundo’

5

Cultura

Cátia de França celebra 50 anos de carreira com disco produzido só com músicos paraibanos