Encenação

Tarcísio Pereira monta espetáculo ‘De João para João’ no Festival Cidades Criativas em João Pessoa

A encenação acontece nesta quinta (17) e sexta-feira (18), no Teatro Ariano Suassuna, do Colégio Marista Pio X, na Praça da Independência.

Tarcísio Pereira monta espetáculo ‘De João para João’ no Festival Cidades Criativas em João Pessoa

A encenação acontece nesta quinta (17) e sexta-feira (18), no Teatro Ariano Suassuna, do Colégio Marista Pio X, na Praça da Independência. — Foto:Reprodução

A peça ‘De João para João’, do diretor Tarcísio Pereira, vai recontar, dentro do Festival de Verão Cidades Criativas, a história do assassinato do ex-governador da Paraíba, João Pessoa, ocorrido em 1930. A encenação acontece nesta quinta (17) e sexta-feira (18), no Teatro Ariano Suassuna, do Colégio Marista Pio X, na Praça da Independência.

A apresentação começa às 19h30, com acesso gratuito, sendo permitida a entrada de 150 pessoas.

“Estamos tentando reunir no Festival Cidades Criativas um momento da nossa cultura e da nossa arte. Por isso, fomos à procura do teatrólogo Tarcísio Pereira e do espetáculo ‘De João para João’, que foi pouco visto em João Pessoa e que precisa estar sempre nessa cena cultural. Estamos valorizando o teatro em diversas linguagens, diversas expressões dentro do Festival”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
 
João Pessoa foi assassinado há quase um século, no dia 26 de julho de 1930, pelo jornalista e advogado João Dantas. O crime aconteceu dentro da confeitaria Glória, no Centro do Recife. A crise se instalou entre os dois por constantes discussões públicas por meio dos jornais: João Dantas, que escrevia para o Jornal do Commércio de Recife, e João Pessoa, articulista do jornal do próprio governo paraibano, A União.
 
Tarcísio Pereira, que também atua na peça, contou que, à época, João Dantas publicou um artigo no Jornal do Commércio. Um documento pouco conhecido, publicado quase dois meses antes de João Dantas assassinar João Pessoa. “Aquilo me chocou quando vi. Com a carta me veio a ideia de produzir a peça. Colocar os dois frente a frente na hora do crime”, comentou. A carta, conforme o diretor, é só acusação de João Dantas e, por isso, ele sentiu a necessidade de ter um contraponto.
 
O autor explicou que o espetáculo vem para desmistificar muitas notícias falsas da época, além de expor assuntos pessoais de João Pessoa e de João Dantas. “A peça tem teor dramático da questão pessoal deles também. Tudo isso vem à tona. A história de Anayde Beiriz, por exemplo, que era namorada de João Dantas, os documentos dele que foram encontrados. A peça desmistifica muitas coisas da história. Muito se diz que João Dantas matou pelo fato de João Pessoa expor as cartas dele. Isso é uma mentira, isso não existiu”, concluiu.
 
Senha – Para assistir ‘De João para João’ será preciso retirar, no dia do espetáculo, entre 8h e 17h, uma senha na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que fica localizada na Praça Coronelo Antônio Pessoa, n°17, em Tambiá.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações