Cultura

TV Brasil visita Maior São João do Mundo

“Vamos lá pra ver o melhor forró do mundo, vamos lá pra ver é forró que vamos ter”. Os versos […]

“Vamos lá pra ver o melhor forró do mundo, vamos lá pra ver é forró que vamos ter”. Os versos do Trio Nordestino parecem inspirar a mídia nacional que vem a Campina Grande para divulgar o Maior São João do Mundo. Os maiores órgãos de comunicação do País, como a Record, Globo, SBT, Canal Rural, Rede TV, entre outros, além de emissoras de rádio, revistas e jornais de grande circulação e portais de destaque nacional, confirmaram presença no evento. Alguns já estão na cidade, a exemplo do portal G1, da Globo, um dos mais acessados do país, que já está publicando matérias sobre a festa.

Agora, a partir desta terça-feira, 10, até o próximo final de semana, uma equipe da TV Brasil do Rio de Janeiro estará produzindo em Campina, matérias sobre o Maior São João do Mundo para serem exibidas no Programa Revista Brasil, que é veiculado aos domingos, às 17 h, para o Rio de Janeiro, na TV Aberta pelo Canal 2, na NET pelo Canal 18, e em todo o Brasil através da Sky no Canal 116.

A TV Brasil, criada pelo Governo Lula em dezembro de 2007 para ocupar o espaço da antiga TV Educativa, é a primeira emissora de TV pública do país, mantida pelo Governo Federal. Independente e apartidária, prima por uma programação plural onde a diversidade brasileira tenha espaço garantido. Uma equipe da TV Brasil, composta por quatro profissionais, está em Campina porque reconhece no Maior São João do Mundo um dos mais autênticos festejos juninos do Nordeste. Conforme Sonia Nunes, Editora Executiva do programa Revista Brasil, a ansiedade da equipe é grande para iniciar os trabalhos nessa concorrida festa popular brasileira.

Durante todo o mês de junho, “Campina Grande é só alegria na batida do forró”, como afirma o jingle do São João 2008, “tem cultura e tradição, diversão em cada esquina”. Durante trinta dias e trinta noites, as mais representativas manifestações da cultura regional são vistas em todas as partes, a exemplo da apresentação de quadrilhas; dos trios de forró; os artistas regionais; tudo isso temperado com o repique da viola e os versos de improviso dos nossos reconhecidos poetas, cordelistas, emboladores e violeiros; acompanhados por iguarias que não têm fim, como pamonha, canjica, milho assado, tapioca, quentão, queijo assado na brasa, carne de sol, sem falar na inigualável cachaça paraibana.

A celebração de um casamento coletivo para mais de 70 casais em plena noite dos namorados, onde os noivos têm direito à decoração especial na Pirâmide do Parque do Povo, valsa ao som da sanfona, em uma cerimônia realizada para mais de 500 pessoas, entre padrinhos e convidados; o Expresso Forroviário, onde no balanço do trem e no sacolejo da sanfona o turista é levado ao Distrito de Galante, numa viagem com muita animação e deslumbrante paisagem; e na volta para Campina, muito mais forró, pois a festa se espalha e se expande para todos os bairros e Distritos, sem distinção; são só alguns dos atrativos que fazem desse evento, um dos mais importantes e freqüentados do Brasil.

Para viabilizar a cobertura dos principais órgãos de comunicação do país, a Prefeitura de Campina Grande, além de proporcionar apoio logístico prestando assistência permanente aos jornalistas vindos de outras cidades do Estado e também de outras regiões, instalou no Parque do Povo a "Rua da Imprensa Eraldo César", onde os jornalistas se integram aos profissionais da cidade e têm um ponto de apoio no Parque do Povo para realizar seus trabalhos.

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo sublinha que a forte presença da mídia nacional que está divulgando o nosso São João “é o reconhecimento ao profissionalismo que imprimimos nesse evento, ao esforço da nossa qualificada equipe que realiza um trabalho competente de defesa da cultura regional, de valorização dos nossos artistas, de projeção da nossa querida cidade. E essa energia que pulsa em toda Campina Grande faz vibrar o coração dos visitantes, atraindo turistas e jornalistas que vêm ver de perto porque o Maior São João do Mundo está cada vez melhor”.

SÃO JOÃO PARA O MUNDO VER – O Maior São João do Mundo em 2008 tem sido alvo da atenção dos maiores órgãos de comunicação do País, como a Rede Globo e a Rede Record de Televisão. A Globo vai transmitir o São João no dia 21, com um programa especial, ao vivo. Também está confirmada a participação da Rede Record, que disponibilizará mais de 40 profissionais de São Paulo que virão à cidade passar um período fazendo matérias sobre Campina Grande e o São João, divulgando a festa na Record, na Record News e na Record Internacional, para mais de 120 países. 

Assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações