Cultura

Zabé da Loca e Ceguinhas de Campina Grandefarão encontro histórico e

A “Rainha do Pífano” Zabé da Loca e as três irmãs Maroca, Poroca e Indaiá, as Ceguinhas de Campina Grande, farão um encontro histórico durante o II Festival de

A “Rainha do Pífano” Zabé da Loca e as três irmãs Maroca, Poroca e Indaiá, as Ceguinhas de Campina Grande, farão um encontro histórico durante o II Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, que acontecerá em Monteiro, entre os dias 23 a 27 de fevereiro.

O momento será um marco para o Cariri Paraibano, pela presença de duas grandes atrações da cultura popular, que se apresentarão no mesmo palco, na noite do dia 26. A história de vida tanto de Zabé, como das irmãs campinenses se confundem pelo sofrimento e o sucesso.

Zabé morou por mais de trinta anos debaixo de uma loca na zona rural de Monteiro, onde criou seus filhos, desde os sete anos de idade tocava a arte do pífano, que era fabricado por ela mesmo, que se utiliza de caniço retirado do mato. Hoje aos 87 anos, Isabel Marques já recebeu importantes prêmios como Revelação da Música Popular Brasileira e Ordem do Mérito Cultural.

Maroca, Poroca e Indaiá ficaram famosas nacionalmente com o documentário “A Pessoa é Para o Que Nasce”. O filme retrata a história de vida das irmãs que desde cedo cantavam e tocavam ganzá pelas ruas de Campina Grande pedindo esmolas para sobreviver. Elas também já foram premiadas com importantes comendas, com a medalha de Ordem do Mérito Cultural, em Brasília.
Segundo informações do Secretário de Cultura, Edcarlos Farias, o Festival é um importante evento turístico-cultural já consolidado na programação da região caririzeira e a programação deste ano atenderá aos mais diversos públicos.

“O encontro de Zabé e as Ceguinhas com certeza será um importante momento cultural. Dois grandes nomes da cultura popular nacional no mesmo palco tocando e cantando juntas. O Festival terá mostra de teatro, festival de cinema, festival de violeiros e o encontro dos amigos de Ilmar Cavalcante o maior evento da cultura popular do Cariri Paraibano”, afirmou Edcarlos.

Assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Bebês entram no clima da Páscoa, vestidos de coelho, para ensaio fotográfico na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa

2

Cultura

Usina Cultural tem frevo, maracatú e contação de histórias no feriadão

3

Cultura

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

4

Cultura

Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de meio milhão de reais em shows apenas este mês

5

Cultura

Divulgada programação do São João no distrito de Galante; confira atrações