Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Cultura

Editoria sobre Cultura ir para editoria →

Zabé da Loca e Ceguinhas de Campina Grande farão encontro histórico e

A “Rainha do Pífano” Zabé da Loca e as três irmãs Maroca, Poroca e Indaiá, as Ceguinhas de Campina Grande, farão um encontro histórico durante o II Festival de

Por

A “Rainha do Pífano” Zabé da Loca e as três irmãs Maroca, Poroca e Indaiá, as Ceguinhas de Campina Grande, farão um encontro histórico durante o II Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, que acontecerá em Monteiro, entre os dias 23 a 27 de fevereiro.

O momento será um marco para o Cariri Paraibano, pela presença de duas grandes atrações da cultura popular, que se apresentarão no mesmo palco, na noite do dia 26. A história de vida tanto de Zabé, como das irmãs campinenses se confundem pelo sofrimento e o sucesso.

Zabé morou por mais de trinta anos debaixo de uma loca na zona rural de Monteiro, onde criou seus filhos, desde os sete anos de idade tocava a arte do pífano, que era fabricado por ela mesmo, que se utiliza de caniço retirado do mato. Hoje aos 87 anos, Isabel Marques já recebeu importantes prêmios como Revelação da Música Popular Brasileira e Ordem do Mérito Cultural.

Maroca, Poroca e Indaiá ficaram famosas nacionalmente com o documentário “A Pessoa é Para o Que Nasce”. O filme retrata a história de vida das irmãs que desde cedo cantavam e tocavam ganzá pelas ruas de Campina Grande pedindo esmolas para sobreviver. Elas também já foram premiadas com importantes comendas, com a medalha de Ordem do Mérito Cultural, em Brasília.
Segundo informações do Secretário de Cultura, Edcarlos Farias, o Festival é um importante evento turístico-cultural já consolidado na programação da região caririzeira e a programação deste ano atenderá aos mais diversos públicos.

“O encontro de Zabé e as Ceguinhas com certeza será um importante momento cultural. Dois grandes nomes da cultura popular nacional no mesmo palco tocando e cantando juntas. O Festival terá mostra de teatro, festival de cinema, festival de violeiros e o encontro dos amigos de Ilmar Cavalcante o maior evento da cultura popular do Cariri Paraibano”, afirmou Edcarlos.

Assessoria

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

William Alves leva a música de grandes nomes do samba à Praça Rio Branco neste sábado

Alexandre Carvalho e Banda se apresentam neste sábado na Feirinha de Tambaú

Orquestra Filarmônica Jovem da UFPB apresenta show sinfônico na Estação Cabo Branco

Solange Almeida é a grande atração da comemoração aos 62 anos de emancipação política de Cabedelo