No Espaço Cultural

Ao lado de Lira, Ricardo abre 25ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba

O artesanato tem esse poder. A cultura tem isso. Quem dá a identidade não é a economia, é a cultura, observou Ricardo

Ao lado de Lira, Ricardo abre 25ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba

O governador e o senador Raimundo Lira abrem a 25ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba — Foto:Divulgação/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho destacou a importância do artesanato como fundamental para o desenvolvimento econômico estadual durante a solenidade de abertura da 25º edição do Salão de Artesanato da Paraíba que aconteceu ontem à noite no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Em sua fala, Ricardo recordou de ter ido a uma das edições do Salão antes de ser eleitor governador. “Lembro-me de ter ido a uma edição do Salão, há alguns anos, antes de me tornar governador, e ter visto uma situação precária”.

O governador relata que, à época, pisou em lama e observou que aquela situação estava difícil para a clientela, para quem vendia, o processo estava ruim. “Fiquei pensando que aquilo era um grande produto a ser vendido enquanto promotor da economia, mas também enquanto embalador de uma identidade para nosso estado. O artesanato tem esse poder. A cultura tem isso. Quem dá a identidade não é a economia, é a cultura”, observou.

Com o tema “Raiz cultural de um povo”, o Salão promovido pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), conta com cerca de 400 artesãos, representando um total de mais de 3 mil profissionais envolvidos, apresentando peças produzidas com materiais como algodão colorido, madeira, metal, osso, fios, pedras e produtos como cordel, xilogravura e comidas regionais

 
“Tem renda renascença, renda labirinto, macramê e o batique, que é uma técnica milenar produzida por poucos artesãos de Catolé do Rocha. Nosso papel, enquanto gestores, é incentivar que essas pessoas não deixem essa arte morrer e passem adiante para as futuras gerações”, explicou a gestora do PAP, Lu Maia.
 
Uma das maneiras de estimular a preservação dessa riqueza cultural é homenagear os artesãos que há mais tempo lidam com esse trabalho. Na entrada do Salão, 15 quadros homenageiam esses artistas, que estavam na abertura e receberam as congratulações dos presentes.
 
O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, lembrou que o Salão de Artesanato já faz parte do calendário turístico de João Pessoa. “E para que se tornasse realidade, apesar do enxugamento nos custos, sobrou força de vontade, carinho, trabalho e determinação. Aqui simboliza o Governo do Estado com todas as suas ações, pois juntos colaboram e promovem a intersetorialidade da gestão em busca de um resultado comum, que é promover e difundir a cultura do povo paraibano. Até o próximo dia 29, a expectativa dos organizadores é de que 50 mil pessoas visitem o evento”, pontuou.
 
Aproveitando a folga no trabalho, a paraibana radicada em Pernambuco Terezita Freitas foi à abertura conferir o trabalho dos artesãos paraibanos e não escondeu a admiração. “Gostei muito do espaço daqui, que é excelente, e das peças. Tudo com muita qualidade e perfeição, feito com muito amor e carinho”, enfatizou.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

2

Economia

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

3

Economia

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

4

Economia

Montadora de motos elétricas e centro de distribuição vão investir R$ 100 milhões e gerar 500 empregos em Campina Grande

5

Economia

Inflação impacta Páscoa e itens relacionados à data aumentam até 39%