Empreendedorismo

Artesãs da Sereias da Penha participam de capacitação oferecida pela Prefeitura de João Pessoa

A capacitação é ministrada pela designer Laila Assef e acontece no Celeiro Espaço Criativo, no Altiplano.

Artesãs da Sereias da Penha participam de capacitação oferecida pela Prefeitura de João Pessoa

A capacitação é ministrada pela designer Laila Assef e acontece no Celeiro Espaço Criativo, no Altiplano. — Foto:Reprodução

Ampliar os horizontes do empreendedorismo a partir de novas técnicas para a fabricação de peças artesanais utilizando matéria-prima extraída do mar. Esse é o objetivo da ‘Oficina Criativa Designer Artesanal’, oferecida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), as artesãs da Associação Sereias da Penha. A capacitação é ministrada pela designer Laila Assef e acontece no Celeiro Espaço Criativo, no Altiplano.
 
Fábio Carneiro, secretário da Sedurb, ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa, desde o ano passado, para recolocar as artesãs no cenário cultural e econômico da Capital. “A gestão do prefeito Cícero Lucena tem se destacado pela valorização do microempreendedor. Estamos avançando muito nessa área e ajudando a mais e mais pessoas a se encontrarem no desafiador mundo do empreendedorismo”, afirmou.
 
Além da parceria para o microcrédito, a gestão municipal promoveu um desfile de lançamento de uma nova coleção das Sereias, bem como tem buscado capacitação profissional para as artesãs, que já participaram da Semana Estadual do Microempreendedor e do Salão do Artesanato Paraibano, e estão sempre inseridas nos projetos da Prefeitura, como a Feira Móvel do Produtor.
 
Aline Gouveia, que integra o projeto Sereias da Penha, disse que a ‘Oficina Criativa Designer Artesanal’ vai ajudar o grupo a conquistar novos horizontes e ampliar a produção. “Com a oficina, estamos renovando o nosso trabalho e aprendendo novas técnicas para a utilização de mariscos, conchas e tudo o que o mar oferece. Está sendo uma oportunidade muito enriquecedora de aprender coisas novas com toda a experiência de Laila Assef”, afirmou.
 
O trabalho das Sereias de transformar escamas de peixe em acessórios, como joias, brincos e colares, ganhou destaque no Brasil com participações em eventos consolidados no mundo da moda, a exemplo da São Paulo Fashion Week. “O artesanato desenvolvido pelas Sereias da Penha demonstra a força do trabalho que as mulheres vêm exercendo no mundo do empreendedorismo, conseguindo divulgar o artesanato paraibano nos quatro cantos do país”, ressaltou o secretário.
 
Segundo a assessora técnica da Sedurb, Jaciara Medeiros, esse novo momento das Sereias da Penha abre a possibilidade de o grupo alcançar um novo público. “As Sereias é um projeto que deu muito certo e que conta com todo o apoio da Prefeitura. Estamos estimulando iniciativas como essa para quem sabe outras sereias surjam a partir desse nosso trabalho”.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Amde renova parceria com Banco do Nordeste e oferece condições especiais de crédito para empreendedores de Campina Grande

2

Economia

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

3

Economia

Prefeitura de João Pessoa paga salários de abril na próxima semana; confira datas

4

Economia

INSS: 1ª parcela do 13º salário começa a ser paga nesta quarta a aposentados e pensionistas

5

Economia

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do Imposto de Renda