Medidas

Banco Central fixa regras para simplificar abertura e encerramento de contas

As medidas foram aprovadas em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) na última quinta-feira.

Banco Central fixa regras para simplificar abertura e encerramento de contas

O Banco Central fixa requisitos para abertura, manutenção e encerramento de contas de depósitos, em uma série de normas que serão válidas a partir de 1º de janeiro de 2020. — Foto:Reprodução

Em resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira 30, o Banco Central fixa requisitos para abertura, manutenção e encerramento de contas de depósitos, em uma série de normas que serão válidas a partir de 1º de janeiro de 2020. As medidas foram aprovadas em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) na última quinta-feira.

Entre as medidas, destaca-se a que determina que bancos encerrem as contas de depósito em um prazo máximo de 30 dias a partir do pedido do cliente. Na consolidação de regras, também foram revogadas normas que estabeleciam regras para categorias específicas de contas, como as simplificadas e eletrônicas.

A ideia, segundo Edelnyo Cardoso, chefe de divisão do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, foi deixar a critério das próprias instituições financeiras a fixação delimites e condições para a abertura de qualquer modalidade de conta.

A nova norma também revogou resolução que estabelecia a documentação mínima que deveria ser exigida pelos bancos na abertura de contas. Cardoso afirmou que uma circular em vigor que trata da prevenção à lavagem de dinheiro ainda fixa uma relação de documentos a serem demandados, mas a tendência é que essa lista também seja reduzida ou eliminada.

Em outra decisão, o CMN alterou o prazo em que os bancos devem comunicar ao Banco Central a contratação de empresas de processamento, armazenamento e nuvem.

Até então, essa comunicação tinha de que feita pelo menos 60 dias antes da contratação. Agora, poderá ser feita até dez dias depois da contratação. O BC pode, a qualquer momento, exigir a interrupção do contrato ou a troca do servidor.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

2

Economia

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

3

Economia

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

4

Economia

Montadora de motos elétricas e centro de distribuição vão investir R$ 100 milhões e gerar 500 empregos em Campina Grande

5

Economia

Inflação impacta Páscoa e itens relacionados à data aumentam até 39%