Economia

Câmara aprova projeto que anula multa de empresa por atrasar informação sobre FGTS

Na prática, serão perdoadas as dívidas do contribuinte que conseguiu pagar os tributos, mas encontrou dificuldades na hora de prestar informações ao Fisco dentro do prazo.

Câmara aprova projeto que anula multa de empresa por atrasar informação sobre FGTS

A medida vai beneficiar todas as infrações ocorridas até a publicação da lei. — Foto:Reprodução

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) — A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) projeto de lei que anistia os débitos tributários de empresas que foram multadas por descumprirem a obrigação de prestar informações sobre o recolhimento do FTGS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) à Receita Federal. A proposta vai a sanção.

Na prática, serão perdoadas as dívidas do contribuinte que conseguiu pagar os tributos, mas encontrou dificuldades na hora de prestar informações ao Fisco dentro do prazo. A medida vai beneficiar todas as infrações ocorridas até a publicação da lei.

Quando apresentou a proposta, ainda em 2014, o deputado Laercio Oliveira (PP-SE) argumentou que a Receita estava autuando as empresas que deixaram de entregar as guias de pagamentos referentes aos anos de 2009 a 2012.

As multas pela não entrega sem movimento é de R$ 200 e para a com movimento é de, no mínimo, R$ 500. Segundo o parlamentar, isso poderia inviabilizar a sobrevivência das empresas, caso a cobrança se estendesse pelos cinco anos em que a obrigação de entrega do documento deixou de ser cumprida.

No Senado, o texto passou por mudanças. Uma delas determina que a anistia das multas vale exclusivamente para os casos em que as guias tenham sido apresentadas com informações e sem fato gerador de recolhimento do FGTS.

A versão final também deixa explícito que o perdão dessas dívidas não implica restituição ou compensação de quantias que já foram pagas.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Amde renova parceria com Banco do Nordeste e oferece condições especiais de crédito para empreendedores de Campina Grande

2

Economia

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

3

Economia

Prefeitura de João Pessoa paga salários de abril na próxima semana; confira datas

4

Economia

INSS: 1ª parcela do 13º salário começa a ser paga nesta quarta a aposentados e pensionistas

5

Economia

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do Imposto de Renda