Score

Consumidor adimplente pode denunciar pontuação baixa em cadastro do Serasa

Os detalhes que motivam a alta ou baixa na pontuação dos consumidores ainda são considerados uma incógnita, de acordo com Helton Renê.

Consumidor adimplente pode denunciar pontuação baixa em cadastro do Serasa

Acontece muitas vezes de o consumidor estar adimplente e mesmo assim não ter uma boa pontuação — Foto:Reprodução

O cadastro positivo de consumidores feito pelo Serasa, que recebe o nome de score, influencia de diversas formas a relação com o comércio. Por vezes, o consumidor é impedido de fazer compras, parcelamentos ou adquirir cartões por não ter um cadastro positivo com pontuação alta.

O secretário titular de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Helton Renê, defende que o consumidor tenha acesso aos motivos que levam o score a estar alto ou baixo. Para ele, é importante saber as fontes utilizadas e o que motivou a positivação ou negativação de seu nome no cadastro.

“O consumidor pode vir aqui e, se achar que está prejudicado, pode abrir uma reclamação no Procon porque tem direito às informações claras e precisas. Ele tem que saber qual a fonte e a motivação para essa pontuação”, destacou Helton Renê.

Na consulta que é feita ao Serasa, o consumidor pode ter acesso também ao score cadastral do CPF, que é o seu histórico enquanto consumidor. Acontece muitas vezes de o consumidor estar adimplente e mesmo assim não ter uma boa pontuação. “O consumidor que está limpo e mesmo assim tenha alguma limitação, tem que ter acesso às informações”, defende o secretário do Procon-JP.

Os detalhes que motivam a alta ou baixa na pontuação dos consumidores ainda são considerados uma incógnita, de acordo com Helton Renê. “Vejo com muita cautela e com muita reticência. Não vejo isso como positivo para o consumidor”, avalia.

A pontuação do Serasa Score vai de 0 a 1000 e indica para as empresas a possibilidade de não pagar uma compra nos próximos 12 meses. A pontuação é feita para mostrar o perfil do consumidor como pagador e são verificados seus dados cadastrais, como se já esteve com o nome sujo, se costuma pagar as contas em dia e as empresas com que se relaciona.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

INSS: 1ª parcela do 13º salário começa a ser paga nesta quarta a aposentados e pensionistas

2

Economia

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do Imposto de Renda

3

Economia

Mais de 300 mil MEIs, micro e pequenas empresas da Paraíba podem renegociar dívidas; veja como

4

Economia

Receita Federal abre hoje consulta ao lote residual de restituição do imposto de renda

5

Economia

INSS antecipa primeira parcela do 13º dos aposentados; pagamento será feito junto com benefício de abril