Economia

Copom reduz taxa básica de juros para 4,25% ao ano

O corte ocorre em um momento de recuperação ainda lenta da economia brasileira, reforçada pelas incertezas trazidas pelo surto do coronavírus a partir da China

Copom reduz taxa básica de juros para 4,25% ao ano

Muitos analistas, no entanto, entre eles algumas grandes instituições financeiras, projetam novo corte da taxa na reunião do Copom de 18 de março, para 4% ao ano. — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros nesta quarta-feira (5) de 4,50% para 4,25% ao ano, confirmando a expectativa da maior parte do mercado financeiro.

Esse foi o quinto corte anunciado na gestão do presidente Jair Bolsonaro. Desta vez, no entanto, a magnitude da redução foi menor: 0,25 ponto percentual, após quatro cortes de 0,50 ponto percentual realizados desde julho do ano passado.

Desde dezembro de 2017 os juros vêm renovando as mínimas históricas. Por isso, a Selic está novamente no menor patamar desde que passou a ser utilizada como instrumento de política monetária, em 1999.

O corte ocorre em um momento de recuperação ainda lenta da economia brasileira, reforçada pelas incertezas trazidas pelo surto do coronavírus a partir da China, e de expectativa de queda da inflação, após a alta registrada no final de 2019 por causa do preço da carne.

Contribui ainda o cenário de taxas de juros baixas em praticamente todas as economias relevantes, por conta do fraco desempenho da economia mundial.

De acordo com levantamento da agência Bloomberg, 80% dos analistas consultados esperavam a redução dos juros para 4,25%. Os outros 20% previam manutenção da taxa.

A expectativa agora, de acordo com a pesquisa Focus do BC feita junto ao mercado, é manutenção dos juros no patamar atual até o final do ano. Muitos analistas, no entanto, entre eles algumas grandes instituições financeiras, projetam novo corte da taxa na reunião do Copom de 18 de março, para 4% ao ano.

O ciclo atual de corte de juros começou em julho, quando a taxa estava em 6,50% ao ano, logo após a aprovação da reforma da Previdência pela Câmara. O BC tem condicionado a redução dos juros ao andamento das reformas.

A instituição tem afirmado ainda que várias mudanças no sistema financeiro, como a redução dos juros subsidiados e o surgimento de fintechs, gerou incertezas sobre a potência da política monetária, ou seja, o impacto da redução dos juros sobre a atividade.

Com o corte da Selic, o Brasil está agora com uma taxa de juros real de 0,91% ao ano. Essa é a diferença entre a o juro de 4,25% ao ano e a projeção de inflação para os próximos 12 meses.

De acordo com o boletim Focus, o mercado prevê IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 3,4% para 2020.

Apesar de a taxa estar na sua mínima histórica, o ICC (Indicador de Custo do Crédito) do BC mostra que a redução ainda não chegou totalmente a consumidores e empresas. Enquanto a Selic caiu 2,25 pontos percentuais desde julho, a taxa média de juros das operações contratadas em dezembro atingiu 23,4% ao ano, diminuição de 0,2 ponto no ano.

Nas operações com pessoas físicas, a taxa média estava em 47,3% ao ano. No crédito às empresas, atingiu 16,5% ao ano.

A Selic chegou a 7,25% em 2012, no governo Dilma Rousseff, mas voltou a subir durante a gestão da petista. No governo Michel Temer, os juros atingiram a mínima de 6,50% ao ano.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

2

Economia

Montadora de motos elétricas e centro de distribuição vão investir R$ 100 milhões e gerar 500 empregos em Campina Grande

3

Economia

Inflação impacta Páscoa e itens relacionados à data aumentam até 39%

4

Economia

Prefeitura de Campina Grande antecipa salários dos servidores e paga nesta quinta-feira

5

Economia

Governo e Prefeitura de João Pessoa antecipam salários e servidores recebem hoje