Marialvo Laureano

Delegado da Receita alerta para malha fina e formas mais vantajosas de declarar IR

O delegado da Receita Federal em João Pessoa, Marialvo Laureano, em entrevista ao Portal ClickPB, nesta sexta-feira (24), revelou as formas mais vantajosas de fazer a declaração de Imposto de Renda pessoa física e alertou sobre os cuidados para não cair na malha fina.

Segundo ele, a omissão de receitas na declaração do Imposto de Renda pessoa física é um dos principais motivos que levam o contribuinte a cair na malha fina.  

“A pessoa, por exemplo, tem cinco fontes pagadoras e esquece de colocar uma, então, não tenha dúvida que ela vai cair na malha”, disse Marialvo Laureano. 

O delegado orientou que, após o final do prazo final, que vai até 28 de abril, o contribuinte verifique no sistema da Receita, pela internet, o processamento da sua declaração, para ver se tem algum equívoco. “Se ela tiver com algum problema, algum equívoco, isso vai ser comunicado a ele no sistema e ele poderá retificar essa declaração sem pagar nada”, esclareceu Marialvo. 

Uma mudança importante, este ano, diz respeito ao dependente a partir dos 12 anos de idade. Nesse caso, é necessário que se inclua o CPF desse dependente na declaração.

Já os cônjuges, segundo o delegado da Receita, é mais vantajoso fazer a declaração individualmente, ou seja, cada um declarando de forma individual. Quanto ao tipo de declaração – completa ou simplificada -, segundo Marialvo, é recomendado que o contribuinte analise a melhor forma. “O cidadão deve preencher a completa e, lá no sistema, ele vai verificar o que é mais vantajoso. A própria Receita Federal informa se é mais vantajoso você fazer na simplificada ou na completa”, disse o delegado. 

Lotes – Após o processamento de todas as declarações, o primeiro lote de restituições será preparado. Idosos e pessoas com doença especificada em lei têm prioridade para a restituição. “Portanto, só após a consolidação de todas as declarações é que se vão ser divididos os lotes. Mas não tenha dúvida de que quem entregar primeiro vai receber primeiro”, disse. 

Até esta sexta-feira (24), aproximadamente 30 mil contribuintes paraibanos haviam entregue a declaração de Imposto de Renda pessoa física.