Economia

Efraim diz que derrubada da taxa de importação do etanol vai prejudicar produtor brasileiro

Efraim enfatizou que a concorrência desleal dos EUA, que não são submetidos às mesmas regras de estoques reguladores, “levaria a uma forte tendência de quebra de Usinas e perda de empregos, especialmente no Nordeste”

Efraim diz que derrubada da taxa de importação do etanol vai prejudicar produtor brasileiro

“Não se pode querer beneficiar um segmento em detrimento de outro, que também gera emprego e renda em todo o país”, acrescentou. — Foto:Reprodução

O líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), disse que a proposta de derrubada da taxa de importação do etanol prejudicaria muito os produtores brasileiros. “Medidas como essa geram instabilidade no mercado e prejudicam os produtores”, afirmou.

A declaração do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, de que a taxa de 20% sobre as importações de etanol pode ser derrubada – como forma de compensação para que os Estados Unidos voltem a comprar carne brasileira – fez o açúcar despencar na bolsa de Nova York. “Não se pode usar toda uma cadeia produtiva como moeda de troca”, ponderou. 

Além disso, Efraim enfatizou que a concorrência desleal dos EUA, que não são submetidos às mesmas regras de estoques reguladores, “levaria a uma forte tendência de quebra de Usinas e perda de empregos, especialmente no Nordeste”.

Maggi, que é do Mato Grosso, estado que mais exporta carne no país, disse que pode levar o tema à Câmara de Comércio Exterior (Camex). “Essa medida deve ser discutida com o setor produtivo”, disse Efraim. “Não se pode querer beneficiar um segmento em detrimento de outro, que também gera emprego e renda em todo o país”, acrescentou.

Analistas apontam que a medida levaria a um aumento de importações de etanol, derrubando os preços internos do biocombustível após uma entressafra marcada por chuvas regulares – o que também pressiona as cotações – o que levaria as usinas a produzir mais açúcar.

O presidente da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio, ressaltou a importância do posicionamento de Efraim.

“Precisamos da ação do deputado Efraim para se posicionar contra essa medida extremamente nociva para o nosso setor”, afirmou.

Também o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) criticou a proposta. “É flagrante essa intenção de prejudicar o etanol do Brasil para talvez conseguir restabelecer a entrada da carne brasileira nos EUA”, diz Alexandre Andrade Lima.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

2

Economia

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

3

Economia

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

4

Economia

Montadora de motos elétricas e centro de distribuição vão investir R$ 100 milhões e gerar 500 empregos em Campina Grande

5

Economia

Inflação impacta Páscoa e itens relacionados à data aumentam até 39%