Economia Solidária

Governo fará agenda com prefeituras do Vale do Mamanguape para novas políticas de destinação dos resíduos sólidos

A Sesol teve reunião com prefeitos da região do Litoral Norte e suas respectivas equipes técnicas para discutir soluções para a gestão e destinação final dos resíduos sólidos desses municípios.

Governo fará agenda com prefeituras do Vale do Mamanguape para novas políticas de destinação dos resíduos sólidos

Participaram da reunião oito, dos 10 prefeitos dos municípios da região: Mamanguape, Capim, Lagoa de Dentro, Rio Tinto, Marcação, Mataraca, Jacaraú e Cuité de Mamanguape. — Foto:Secom-PB

A Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesol), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), fará uma agenda com os municípios do Vale do Mamanguape para dar orientação de como organizar a coleta seletiva de lixo, fazer a mobilização, sensibilização e a capacitação da equipe dos catadores, assim como colaborar na organização. A Sesol teve reunião com prefeitos da região do Litoral Norte e suas respectivas equipes técnicas para discutir soluções para a gestão e destinação final dos resíduos sólidos desses municípios.

A secretária executiva de Economia Solidária, Roseana Meira, informou que a Sedh se comprometeu em fazer uma agenda com cada município. “É necessário que os catadores estejam reunidos em cooperativas ou associações. Podemos dizer que estamos construindo com esses municípios um projeto estratégico de construção de cidadania socioambiental para agentes da prefeitura e catadores e catadoras”, observou.

Roseana Meira comentou que os municípios do Vale Mamanguape assinaram com o Ministério Público (MP) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) fixando prazo para que estes apresentassem soluções para a gestão dos resíduos sólidos de suas cidades. Encerrado esse prazo, os prefeitos buscaram o apoio Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, que tem como uma das responsabilidades essa gestão.

Ela avaliou a reunião como proveitosa com a definição de alguns encaminhamentos de organização interna dos municípios, a exemplo da necessidade de se fazer uma coalizão de forças na gestão dos resíduos sólidos, e organizar a demanda junto ao Governo do Estado, no sentido de aquisição de espaços para guarda dos materiais da coleta seletiva.

Para a prefeita do município de Marcação, Eliselma Oliveira (Lili), a reunião foi de grande importância e contribuição para os municípios. “Nesse momento em que todos os prefeitos buscam soluções para a problemática dos resíduos sólidos, a parceria com o Governo, através da Sesol, é crucial nesse processo, principalmente quando se trata da gestão dos resíduos direcionada à sustentabilidade socioambiental. Trabalhar resíduos sólidos é criar oportunidades de valorização dos profissionais da catação de materiais recicláveis, de respeito, de inclusão social e também de geração de renda para estas famílias que veem nos resíduos sua fonte de renda”, ressaltou.

Ela também declarou que, “como gestora, entendo que os resíduos sólidos configuram-se como oportunidade de inclusão e de fomento à economia solidária, através do qual estes profissionais têm a possibilidade de sair da zona de vulnerabilidade social, e por fim trabalharem de forma digna. Sendo assim, a reunião foi positiva porque fortaleceu a parceria existente entre o município de Marcação e a Secretaria Executiva de Economia Solidária que já desenvolveram ações significativas com os catadores do município, inclusive com a criação de uma associação em processo de formalização, já foi realizada capacitação dos catadores a cerca da produção de compostagem, dentre outras ações”.

Participaram da reunião oito, dos 10 prefeitos dos municípios da região: Mamanguape, Capim, Lagoa de Dentro, Rio Tinto, Marcação, Mataraca, Jacaraú e Cuité de Mamanguape.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

2

Economia

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

3

Economia

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

4

Economia

Montadora de motos elétricas e centro de distribuição vão investir R$ 100 milhões e gerar 500 empregos em Campina Grande

5

Economia

Inflação impacta Páscoa e itens relacionados à data aumentam até 39%