Dados

IBGE: após duas quedas seguidas, produção industrial cresce 0,9% em janeiro

O resultado interrompe dois meses de queda do setor, período em que a perda acumulada chegou a 2,4%.

IBGE: após duas quedas seguidas, produção industrial cresce 0,9% em janeiro

Já a previsão dos analistas para a alta da produção industrial em 2020 foi reduzida de 2,41% para 2%. — Foto:Reprodução

A produção industrial brasileira cresceu 0,9% em janeiro, na comparação com dezembro, segundo divulgou nesta terça-feira (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado interrompe dois meses de queda do setor, período em que a perda acumulada chegou a 2,4%.

Foi o melhor janeiro desde 2017, quando ficou em 1,1%, e o avanço mensal mais forte desde outubro de 2019, quando também houve alta de 0,9%. Foi também a primeira alta em janeiro, na comparação com dezembro, desde 2017.

O resultado veio melhor do que a mediana das projeções de analistas ouvidos pelo Valor Data, que previam alta de 0,7% no primeiro mês do ano.

Na comparação com janeiro do ano passado, porém, houve queda de 0,9%, com recuo também no acumulado dos últimos 12 meses (-1%).

O resultado é o primeiro indicador do ano da atividade do setor, que registrou queda de 1,1% em 2019 após dois anos seguidos de altas.

Mesmo com o bom desempenho em janeiro, o setor industrial ainda se encontra 17,1% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011, quando o setor atingiu seu maior pico de produção na série histórica da pesquisa.

“É como se estivéssemos operando no mesmo patamar em que estávamos entre janeiro e fevereiro de 2009”, destacou o gerente da pesquisa, André Macedo.
Produção industrial cresce em janeiro após duas quedas seguidas, aponta IBGE

O pesquisador reiterou diversas vezes que o crescimento de janeiro precisa ser relativizado e que o resultado não indica uma mudança na trajetória do setor.

“A gente permanece com uma leitura de predominância em termos negativos embora o setor tenha mostrado um avanço para este mês frente ao patamar que havia finalizado no ano passado”, destacou.

Resultado por atividades

Segundo o IBGE, a produção avançou em janeiro em 17 dos 26 ramos pesquisados, com destaque para máquinas e equipamentos (11,5%), veículos automotores, reboques e carrocerias (4,0%), metalurgia (6,1%), produtos alimentícios (1,6%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,3%).

“É o perfil mais disseminado de resultados positivos desde abril do ano passado”, afirmou o gerente da pesquisa, destacando 4 dos 5 principais ramos que impulsionam o crescimento da indústria em janeiro viera de resultados negativos nos meses anteriores.

“Em novembro e dezembro houve uma perda acumulada de 2,4% e é sobre esse resultado que a indústria está crescendo”, explicou o pesquisador.

Já as quedas mais relevantes em janeiro foram registradas nos ramos de impressão e reprodução de gravações (-54,7%) e indústrias extrativas (-3,1%), com o primeiro eliminando o crescimento de 92,2% assinalado nos três últimos meses de 2019 e o segundo completando o quinto mês consecutivo de queda, acumulando perda de 8,9% no período.

Já entre as grandes categorias econômicas, bens de capital registraram alta de 12,6% e bens de consumo duráveis, de 3,7%.

Macedo destacou, porém, que o crescimento nestes grupos aconteceu sobre uma base fraca. “Bens de capital cresceu 12,6% em janeiro, lembrando que somente em dezembro havia recuado 12,3%, o que dá a dimensão do tamanho da perda”, observou.

Já a produção de bens intermediários avançou 0,8%. O setor produtor de bens de consumo semi e não duráveis foi o único com variação negativa (-0,1%) em janeiro, e marcou o terceiro mês seguido de queda.

Impactos do coronavírus e perspectivas
Questionado se a indústria brasileira foi impactada pelo coronavírus, Macedo disse que ainda é cedo para fazer essa análise. “A principio os resultados não parecem ter algum tipo de efeito [do coronavírus]. Mas, a gente sabe que pode trazer algum impacto na parte de insumos pra abastecer o mercado doméstico, mas a gente não sabe quando vai aparecer e com qual peso”, disse.

Segundo divulgou o IBGE na semana passa, o PIB da indústria cresceu 0,5% em 2019, mantendo o mesmo ritmo registrado em 2018, afetada pelo recuo da indústria extrativa e queda das exportações.

Em meio ao abalo provocado pelo coronavírus na economia global, os economistas avaliam que a economia brasileira deve crescer menos que o inicialmente esperado em 2020.

De acordo com o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, o mercado financeiro baixou a previsão de crescimento para a economia brasileira em 2020, de 2,17% para 1,99%. Foi a quarta queda consecutiva do indicador.

Já a previsão dos analistas para a alta da produção industrial em 2020 foi reduzida de 2,41% para 2%.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Presidente da Petrobras descarta aumento de preços dos combustíveis

2

Economia

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

3

Economia

Pesquisa mostra variação de 109% no valor da cesta básica em João Pessoa  

4

Economia

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

5

Economia

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea