Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Economia

Editoria sobre Economia ir para editoria →

Cempre

IBGE: capital paraibana era sede de 17,7 mil empresas e organizações formais em 2018

Os dados foram divulgados no informativo para a mídia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor terciário tinha participação relativa de 85,2% nesse total, menor do que a observada em 2007 (89,2%). (Foto: Walla Santos)

Por

João Pessoa era sede de 17,7 mil empresas e organizações formais em 2018. Os dados foram divulgados no informativo para a mídia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

De acordo com os Dados do Cadastro Central de Empresas (Cempre), em 2018, 17,7 mil empresas e outras organizações formais tinham João Pessoa como sede, cerca de 24,1% a mais do que existia no início da série histórica, em 2007 (14,2 mil). Feito com base em registros administrativos, como a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o levantamento inclui aquelas que eram formalmente constituídas, ou seja, integravam o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

O setor terciário tinha participação relativa de 85,2% nesse total, menor do que a observada em 2007 (89,2%). Por outro lado, a representatividade do setor secundário aumentou nesse mesmo período, passando de 10,5% para 14,5%. O primário, por sua vez, teve uma leve queda entre os anos, com redução da já pequena participação de 0,3% para 0,1%.

Do total de organizações formais, com sede na capital paraibana, 31,8% – que representam 5,6 mil – exerciam atividades econômicas de comércio ou reparação de veículos automotores e motocicletas. O ramo de atividades administrativas e serviços complementares tem a segunda maior participação no total pessoense (16,7%), com 2,9 mil unidades.

O setor de “comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas”, embora ainda seja o ramo com maior número de empresas, tinha em 2008, 44,0% na participação no total de empresas da capital, decrescendo, em uma década, 12,2 pontos percentuais. Entre as atividades econômicas que tiveram crescimento representativo no número de empresas nos últimos 10 anos, destacam-se o setor de “construção”, o de “atividades administrativas e serviços complementares” e o de “atividades profissionais, científicas e técnicas”, que tinham participação em 2008 de 5,0%, 14,2 % e 3,3% e uma década depois, em 2018, aumentaram sua participação para 10,3%, 16,7 % e 6,4%, respectivamente.


Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal ClickPB não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.

Destaque

ir para editoria →

Sob pandemia, rombo nas contas públicas chega a R$ 601 bilhões até agosto

Servidores do Estado da Paraíba começam a receber salários de setembro nesta terça-feira

Fundo de Participação dos Municípios acumula queda de quase 11% na Paraíba e Famup prevê 2021 difícil

Dólar é cotado a R$ 5,6358 nesta manhã de terça-feira