Economia

Ibovespa cai mais de 10% e aciona circuit breaker pela 2º vez na semana

Declaração da OMS que o surto de coronavírus se tornou uma pandemia paralisou as negociações no mercado financeiro brasileiro

Ibovespa cai mais de 10% e aciona circuit breaker pela 2º vez na semana

Pânico provocado por coronavírus derrubou a bolsa na tarde desta quarta-feira — Foto:Luiz Prado/Divulgação/VEJA

Pela segunda vez na semana, a bolsa brasileira entrou em circuit breaker, mecanismo que para as negociações no mercado financeiro. O mecanismo foi acionado por volta das 15h14, quando o índice marcou 10,11%, aos 82.887 pontos. O pânico no mercado se acentuou após a Organização Mundial da Saúde declarar a doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19), como pandemia.

Na segunda-feira, os negócios foram interrompidos logo na abertura do pregão, devido a crise do petróleo e aumento das preocupações do coronavírus. Ao final do pregão, a bolsa caiu 12%. Na terça-feira, a bolsa subiu 7%.

“Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de disseminação e severidade e com os níveis alarmantes de inação. Por isso, avaliamos que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia”, afirmou o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus em entrevista coletiva. A notícia também desanimou mercados no mundo todo. Na tarde desta quarta, os índices caiam na casa de 5%

No Brasil, o ministro da Economia, Paulo Guedes, enviou mensagem ao Congresso na noite da véspera, pedindo aos presidentes da Câmara e do Senado que acelerem a análise de projetos com medidas econômicas. No ofício, o ministro lista 19 textos que estão parados no Congresso, entre eles o da PEC Emergencial, que deve ser prioridade como remédio à crise de confiança instalada hoje no país.

A pressão nos índices acionários também tem a pressão do petróleo. Mais cedo, a Arábia Saudita afirmou que planeja expandir ainda mais a capacidade de produçãoo, impactando no preço da commodity, que caia 4% nesta quarta, com o barril vendido a 36 dólares.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

2

Economia

Pesquisa mostra variação de 109% no valor da cesta básica em João Pessoa  

3

Economia

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

4

Economia

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea

5

Economia

Brasileiros têm R$ 7,78 bilhões “esquecidos”; saiba como resgatar