Economia

Mercedes-Benz vende fábrica em São Paulo para chinesa Great Wall Motor

A unidade, que produzia o sedã Classe C e o utilitário esportivo GLA, foi desativada pela Mercedes-Benz em dezembro do ano passado, quando a montadora alemã anunciou que deixaria de fabricar carros no Brasil.

Mercedes-Benz vende fábrica em São Paulo para chinesa Great Wall Motor

Logo da Mercedes: empresa vende fábrica no estado de São Paulo para chinesa. — Foto:Bloomberg

SÃO PAULO — A Mercedes-Benz anunciou nesta quarta-feira a venda de sua fábrica de automóveis de luxo localizada em Irecemápolis (SP) à chinesa Great Wall Motors (GWM), como antecipado pelo colunista Marcelo Ninio no GLOBO. O valor da transação não foi revelado.

A unidade, que produzia o sedã Classe C e o utilitário esportivo GLA, foi desativada pela Mercedes-Benz em dezembro do ano passado, quando a montadora alemã anunciou que deixaria de fabricar carros no Brasil.

À época, a multinacional alemã justificou a decisão em comunicado no qual afirmava buscar “otimização de sua rede global de produção” para desenvolver a eletrificação e digitalização de seus veículos. Também mencionava a conjuntura econômica do país, agravada pela pandemia do coronavírus.

A GWM, que é a maior montadora privada da China, vem ao Brasil em meio a um plano de internacionalização. A companhia passou a fabricar automóveis na Rússia e na Tailândia nos últimos dois anos, e deve iniciar a produção também na Índia, neste último caso também por meio da aquisição de uma planta já existente, da GM.

De acordo com a Mercedes-Benz, a compra envolve o terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, bem como prédios e equipamentos de produção da fábrica atual. O campo de provas e o centro de testes da montadora, o qual está sendo construído em parceria com a Bosch, não foram incluídos no negócio com a GWM.

Outras fábricas serão mantidas

“A venda desta fábrica faz parte da estratégia da Mercedes-Benz AG para otimizar sua rede de produção. (…)Com a Great Wall Motors, encontramos um comprador que dará à fábrica de Iracemápolis e região uma nova perspectiva para o futuro”, disse a empresa alemã em nota.

A empresa afirma que a rede de 50 concessionárias da marca no país seguirá em funcionamento para atender os proproetários de automóveis Mercedes-Benz.

“Apesar da venda da fábrica de Iracemápolis, o Grupo Daimler AG continua comprometido com o Brasil, mantendo forte presença com suas unidades de São Bernardo do Campo (caminhões, chassis de ônibus e agregados) e Campinas (Peças e Serviços ao Cliente, Reman e Global Trainning), em São Paulo; além da planta de Juiz de Fora (cabinas de caminhões), em Minas Gerais. O Campo de Provas da Mercedes-Benz e o Centro de Testes, que está sendo construído em parceria com a Bosch, ambos em Iracemápolis, também não serão afetados.”

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

2

Economia

Pesquisa mostra variação de 109% no valor da cesta básica em João Pessoa  

3

Economia

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

4

Economia

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea

5

Economia

Brasileiros têm R$ 7,78 bilhões “esquecidos”; saiba como resgatar