Operação Petros

MP-Procon autua 42 postos de combustíveis de Campina Grande por suspeita de cartel

Os postos foram analisados pela ANP durante cinco meses e foi constatada conduta anticompetitiva.

MP-Procon autua 42 postos de combustíveis de Campina Grande por suspeita de cartel

Alinhamento de preços ocorria na gasolina comum — Foto:Reprodução

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) autuou 42 postos de combustíveis de Campina Grande, após constatar alinhamento de preço desses estabelecimentos, durante o período de cinco meses, violando as normas de proteção e defesa do consumidor e da ordem econômica.

De acordo com o diretor regional, promotor de justiça Sócrates da Costa Agra, foi requisitada uma análise à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que constatou a prática de conduta anticompetitiva no mercado de revenda de combustíveis (gasolina comum). 

A ANP coletou informações de maio de 2018 a maio deste ano e constatou indícios de alinhamento de preços durante o período compreendido entre junho e novembro de 2018. Todos os 42 postos apresentavam margens em patamares elevados e chegaram fazer reajustes ao mesmo tempo.

A Lei Federal nº 12.529/2011 define como infração da ordem econômica, independentemente de culpa, os atos de dominar mercado relevante de bens ou serviços, aumentar arbitrariamente os lucros e exercer de forma abusiva posição dominante, assim como acordar, combinar, manipular ou ajustar com concorrente, sob qualquer forma, preços, condições, vantagens ou abstenção em licitação pública.

As empresas terão o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa por escrito, mas de imediato já pode haver a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta para cessar a prática abusiva.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana

2

Economia

Governo propõe zerar impostos de 18 itens da cesta básica; confira lista

3

Economia

Com R$ 400 milhões em investimentos, feira que busca atrair empreendimentos para o centro de João Pessoa acontece na próxima semana

4

Economia

Amde renova parceria com Banco do Nordeste e oferece condições especiais de crédito para empreendedores de Campina Grande

5

Economia

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande