Economia

Orçamento criou incerteza e alta de gastos pode prejudicar economia, diz Campos Neto

Presidente do BC diz que economia já sente os efeitos da segunda onda da pandemia e avaliou que acelerar o processo de vacinação deve ser prioridade.

Orçamento criou incerteza e alta de gastos pode prejudicar economia, diz Campos Neto

O Orçamento foi aprovado no fim de março e vem sendo chamado de "peça de ficção". — Foto:Reprodução

A aprovação do Orçamento de 2021 pelo Congresso Nacional criou muita incerteza no mercado financeiro e isso gerou um “prêmio fiscal”, ou seja, um alta nos juros futuros, avaliou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nesta terça-feira (6).

Ele participou de videoconferência promovida por uma instituição financeira.

“Provavelmente, a explicação para o Orçamento não foi boa o bastante e criou muita incerteza por algo que, na realidade, as pessoas esperavam ver de uma forma mais simples e clara. Eu acho que o ministro Paulo Guedes tem explicado o processo. A incerteza ao redor disso criou um prêmio fiscal. Precisamos explicar às pessoas o que vai ser feito, precisamos remover isso. E acho que é relativamente fácil fazer isso”, afirmou.

O Orçamento foi aprovado no fim de março e vem sendo chamado de “peça de ficção”. O texto, que ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, subestimou despesas obrigatórias para permitir uma “sobra” de recursos que foi usada para reforçar o valor destinado a emendas parlamentares.

De acordo com economistas, o texto do Orçamento, se mantido como aprovado pelo Congresso, coloca em risco a execução dos gastos básicos do governo até o fim do ano.

Na segunda-feira (5), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse acreditar que não houve má-fé na aprovação do Orçamento 2021 pelo Congresso.

Ele também negou atritos com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e afirmou que o impasse ocorreu porque o texto foi negociado por um “time que nunca jogou junto”.

Calamidade

Sobre o pedido de setores da sociedade para que seja decretado estado de calamidade pública neste ano, a exemplo do que aconteceu em 2020, facilitando novas despesas públicas relacionadas com o combate ao coronavírus, o presidente do Banco Central afirmou que isso poderia ter um efeito negativo na economia brasileira.

“Se eu disser que estou entrando em estado de calamidade porque quero gastar R$ 25 bilhões a mais, eu posso garantir que os efeitos econômicos, nos mercados, vindos de distúrbios nas variáveis macroeconômicas, serão maiores do que o efeito econômico [positivo] de gastar mais”, disse.

Segundo o presidente do Banco Central, a segunda onda da pandemia do coronavírus, que tem gerado restrições de mobilidade em várias capitais do país, será sentida no nível de atividade dos meses de março e abril.

“Podemos ver isso nos níveis de confiança, caindo novamente. As pessoas estão tentando entender esse novo movimento da pandemia, o impacto em suas vidas, e o quanto isso vai demorar”, disse.

Economia reaberta

Considerando o cronograma atual de entrega de vacinas pelo Ministério da Saúde, Campos Neto estimou que a economia brasileira poderá ser “reaberta”, ou seja, contar com um nível de circulação mais próximo da normalidade, no segundo semestre deste ano.

“Isso nos diz, basicamente, que até julho teremos a maior parte das pessoas mais expostas, aquelas com mais risco, vacinadas. E se você olha para o efeito disso na curva, pode-se dizer que no segundo semestre poderemos reabrir a economia. Há muitas suposições aqui, as coisas podem ser diferentes”, afirmou.

Segundo ele, se o Brasil conseguir acelerar a vacinação para dois milhões de doses por dia, o efeito no nível de atividade será “enorme”. Para efeito de comparação, na segunda-feira (5) foram aplicadas no Brasil um total de 755.024 doses (548.306 primeiras doses e 206.718 segundas doses).

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

2

Economia

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

3

Economia

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

4

Economia

Montadora de motos elétricas e centro de distribuição vão investir R$ 100 milhões e gerar 500 empregos em Campina Grande

5

Economia

Inflação impacta Páscoa e itens relacionados à data aumentam até 39%