Economia

Paraíba é destaque em evento para empresários japoneses em São Paulo

O evento contou com representantes da Câmara de Comércio do Japão e cerca de 150 empresários associados à entidade

Paraíba é destaque em evento para empresários japoneses em São Paulo

“A Paraíba tem um potencial enorme que precisa ser divulgado cada vez mais para atrair novas empresas e é este o caminho que está sendo seguido”, assegurou o governador João Azevêdo — Foto:Reprodução

As potencialidades da Paraíba foram destaque num evento promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, no hotel Intercontinental, em São Paulo, nessa sexta-feira (17). Na sua apresentação para empresários japoneses, o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, mostrou dados que comprovam o comprometimento do Governo do Estado com o desenvolvimento econômico do Estado.

A oportunidade de apresentar as potencialidades da Paraíba para empresários japoneses surgiu após a reunião do governador João Azevêdo com o cônsul-geral do Japão, Jiro Maruhashi, em março deste ano, e foi mediada pela Secretaria Executiva de Representação Institucional da Paraíba.

Leia maisJoão Azevêdo confirma lançamento de edital para construção de cinco resorts

Participaram também do evento o secretário executivo de Representação Institucional do Estado, Adauto Marcolino Fernandes Junior, representantes da Câmara de Comércio do Japão e cerca de 150 empresários associados à entidade.

 “A Paraíba vem desempenhando adequadamente os investimentos em áreas que figuram como necessárias à atração de investimentos industriais para o Estado, a exemplo do programa Caminhos da Paraíba, no qual a malha de rodovias estaduais pavimentadas foi incrementada em 50%, em relação a tudo o que existia anteriormente. Tudo isso em apenas oito anos, o que alça a Paraíba, constantemente, ao seleto grupo de estados com as melhores condições de malha rodoviária do País, conforme Confederação Nacional de Transportes e DNIT” – destacou Polari.

O diretor presidente também apresentou aos presentes os avanços na área de infraestrutura hídrica, com a chegada da Transposição do Rio São Francisco e a construção do Canal Acauã-Araçagi, além do grande potencial do Estado para a geração de energias renováveis.

“Temos um grande potencial para geração de energia eólica, equivalente a tudo o que o Brasil tem hoje instalado. Isso é muito. No tocante à energia solar fotovoltaica, a Paraíba possui excepcionais índices de irradiação, chegando ao dobro dos existentes no próprio Japão e Alemanha, países que figuram dentre os quatro maiores produtores desse tipo de energia no mundo”, comentou.

Polari ainda apresentou as oportunidades relacionadas ao turismo, como o Polo Turístico Cabo Branco e a proximidade do lançamento do edital de chamamento para a sua primeira fase. E, a pedido do governador João Azevêdo, convidou os empresários e representantes da Câmara de Comércio do Japão a visitarem a Paraíba para constatarem in loco as potencialidades apresentadas.

Criada há 70 anos, a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil tem como objetivo promover o intercâmbio comercial entre o Brasil e o Japão. Atualmente a entidade possui 350 empresas associadas, dos setores: Financeiro, Comércio Exterior, Metal-Mecânico, Automotivo, Consultoria e Assessoria, Produtos Químicos, Eletroeletrônico, Gêneros Alimentícios, Transportes e Serviços, além de Bens Básicos (Construção e Imobiliária / Têxtil).

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

2

Economia

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

3

Economia

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

4

Economia

Montadora de motos elétricas e centro de distribuição vão investir R$ 100 milhões e gerar 500 empregos em Campina Grande

5

Economia

Inflação impacta Páscoa e itens relacionados à data aumentam até 39%