Economia

Paraíba e mais 13 estados ameaçam decretar calamidade financeira

A situação foi debatida durante uma reunião na tarde desta terça-feira (13) com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles

Paraíba e mais 13 estados ameaçam decretar calamidade financeira

Ricardo se reúne com nova presidente do STF e participa de audiência com ministro da Fazenda. — Foto:Divulgação

A Paraíba e mais 13 estados ameaçaram decretar calamidade financeira. A situação foi debatida durante uma reunião na tarde desta terça-feira (13) com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Na ocasião, Ricardo Coutinho e outros governadores do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, discutiram a situação da crise econômica enfrentada pelo Brasil e a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Durante a audiência com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o governador ressaltou que o desajuste da economia nacional precisa ser controlado para combater a crise. “Em três anos o PIB brasileiro caiu 7%, portanto é a maior depressão econômica que este país já viu e quem se endividou menos fez o dever de casa, como é o caso da Paraíba, que se vê diante desta crise sem ter o auxílio necessário. Na Paraíba, o ICMS cresceu enquanto o FPE, que é a transferência da União para os Estados, despencou. Então estamos pagando por um processo que não é estadual, mas sim da União e o que queremos é um fôlego para poder não desorganizar os serviços essenciais, como saúde e segurança. Este diálogo não está avançando e assim podemos ter uma situação em que cerca de 14 Estados tenham que decretar calamidade. Não queremos que chegue a isso porque é ruim para os Estados, para o país e para o povo”, ressaltou.

Ainda de acordo com Ricardo, uma das demandas dos governadores foi quanto ao repasse do Fundo de Participação dos Estados. “Reivindicamos a metade da perda do FPE, que representa cerca de R$ 7 bilhões para os Estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, então queremos essa antecipação e até podemos fazer uma negociação para descontar com a repatriação dos capitais estrangeiros”, concluiu.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 

Telefone: (83) 99624-4847

WhatsApp: (83) 99624-4847

E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Amde renova parceria com Banco do Nordeste e oferece condições especiais de crédito para empreendedores de Campina Grande

2

Economia

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

3

Economia

Prefeitura de João Pessoa paga salários de abril na próxima semana; confira datas

4

Economia

INSS: 1ª parcela do 13º salário começa a ser paga nesta quarta a aposentados e pensionistas

5

Economia

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do Imposto de Renda